O que é "Agile"

Metodologias

Definição

Agile é um método ágil de desenvolvimento de software com o foco em otimizar os produtos e entregar mais valor para os clientes, com menos burocracia. 

Essa é uma metodologia altamente flexível que prioriza a colaboração entre as pessoas e um sistema de feedback constante. 

O objetivo dessa abordagem é otimizar os resultados dos processos de desenvolvimento de software a partir da implementação de mudanças relevantes nos produtos e de uma intensa comunicação entre os times. 

Por conta de sua alta eficácia, a metodologia Agile também é adotada para além da área de TI, sendo adaptada a outros setores da empresa para um gerenciamento de projetos mais eficiente. 

 

Origem do termo

O termo Agile nasceu em 2001, com o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”. O documento recebeu a assinatura de 17 desenvolvedores. Entre eles, Kent Beck, Mike Beedle e Arie van Bennekum.

Desde então, a metodologia Agile tem sido amplamente implementada para o desenvolvimento de produtos. 

Como usar o termo "Agile" na prática

O Manifesto criado em 2001 traz as bases do método Agile, que se mantêm até hoje e devem ser incorporadas pelos times que adotam a metodologia ágil como forma de trabalho. Os valores que aparecem descritos no documento são: 

  • priorização das pessoas em vez de processos duros e de ferramentas 
  • garantia de entrega do software em vez de uma documentação abrangente 
  • rotina focada mais em colaboração e aprendizado constantes com o cliente e menos preocupação com negociação de contratos
  • flexibilidade em relação às mudanças em vez de restringir a ação a um determinado planejamento

Assim, para aplicar o método Agile nos seus projetos, é necessário priorizar essas diretrizes. Mas mais do que uma série de valores, o Agile é um mindset que deve ser incorporado pelas equipes para garantir a eficiência e a agilidade dos projetos de desenvolvimento de software.

 

Framework para Agile

O método Agile envolve um processo de trabalho de melhoria contínua a partir das indicações do Manifesto. Alguns frameworks que incorporam o mindset Agile em seus processos são o Scrum, o Kanban e o PDCA, também conhecidos como metodologias ágeis. Assim, essas são algumas formas de aplicação do Agile na área de produto.

Além disso, a metodologia Agile conta com um fluxo constante de feedback para que o produto seja transformado continuamente, com o objetivo de atender às expectativas do cliente em relação à solução.

A ideia é que os aprendizados e os feedbacks sejam incorporados ao produto, criando um rotina de intensa colaboração entre as equipes envolvidas no desenvolvimento do software. Com isso, os profissionais se tornam mais preparados para absorver as mudanças sugeridas, estabelecendo um fluxo de trabalho contínuo. 

 

Agile nos Cursos da PM3

Para se aprofundar no tema Agile, não deixe de ver a aula “Metodologias Ágeis”, do Curso de Product Management da PM3. Nesta aula, o instrutor Fábio Aguiar explica no detalhe o que é um Agile Mindset, além alguns conceitos importantes, como os de Scrum e de Kanban.

aula sobre metodologias ágeis, como agile, no Curso de Product Management da PM3

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre Agile:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉