O que é "Scrum"

Metodologias

Definição

O Scrum é uma metodologia ágil amplamente adotada para o desenvolvimento de softwares e o gerenciamento de projetos. 

Ele busca aumentar a produtividade dos times, resolvendo problemas na metade do tempo, em um processo de melhoria constante das soluções desenvolvidas, com base no feedback frequente dos usuários. 

O Scrum propõe dividir os projetos em ciclos, facilitando a divisão de tarefas e a delegação de responsabilidades para os membros da equipe, além de contar com prazos curtos de entrega para as atividades.

 

Origem do termo

Uma das primeiras menções relacionando o termo Scrum ao universo do desenvolvimento de produto é de 1986, por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, no artigo “The New New Product Development Game” (“O Novo Jogo de Desenvolvimento de Novos Produtos”), publicado na Harvard Business Review. 

Tirado do artigo da HBR

 

A partir da década de 1990, o Scrum começou a ganhar popularidade. Em 1995, Jeff Sutherland e Ken Schwaber publicaram o artigo “Scrum Software Development Process” (“Processo Scrum de Desenvolvimento de Software”). 

Já no ano de 2001, 17 profissionais de tecnologia assinaram o Manifesto Ágil, indicando a necessidade de mudança no processo de desenvolvimento de softwares. 

No mesmo ano, foi publicado o primeiro livro sobre Scrum,  “Agile Software Development with Scrum” (“Desenvolvimento Ágil de Software com Scrum”), de Mike Beedle e Ken Schwaber. 

Em 2010, a primeira edição do “Scrum Guide” foi publicada, recebendo atualizações nas edições seguintes. 

O termo Scrum se tornou ainda mais popular com a publicação do livro “Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time” (“Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo), de Jeff Sutherland, em 2014. 

Como usar o termo "Scrum" na prática

O Scrum é uma metodologia bastante eficiente para o gerenciamento de projetos, não apenas de tecnologia, sendo adaptável a outros contextos.

Assim, ele é utilizado para agilizar processos, reduzir custos com as operações e criar um processo de aprendizado e implementação de melhoria nas soluções desenvolvidas.

Além disso, para projetos que utilizam a metodologia Scrum, alguns papéis são muito importantes, como:

  • Product Owner: é o profissional responsável por liderar o time envolvido no projeto. Ele coordena as etapas que devem ser feitas e o que precisa ser resolvido em cada fase. A sua função é manter a clareza do progresso e dos objetivos do projeto para todos os envolvidos. 

 

  • Scrum Master: é um facilitador do projeto, oferecendo apoio para o Product Owner e para o time de desenvolvimento. Esse profissional contribui para a solução de problemas e para manter a qualidade do trabalho da equipe, eliminando obstáculos que atrapalham a performance.


  • Desenvolvedores: são os profissionais que desenvolvem as soluções e incorporam os feedbacks dos clientes no produto. A equipe costuma ser multidisciplinar e deve se autogerenciar para cumprir as metas estabelecidas pelo Product Owner.

 

Framework para Scrum 

O Scrum divide os projetos de desenvolvimento de softwares em ciclos curtos, chamados de Sprints.  Esse formato permite mudanças rápidas de percurso de acordo com as situações que surgirem. 

Normalmente, os ciclos duram um mês e concentram as atividades que devem ser realizadas nessa etapa, assim como reuniões periódicas para o alinhamento do time. 

No início de cada Sprint, a equipe se reúne em uma Sprint Planning Meeting, para rever o que já foi feito, planejar os próximos passos do projeto e priorizar tarefas de acordo com o Product Backlog, que concentra os itens a serem desenvolvidos ao longo de todo projeto.  

Já no final da Sprint, o time se reúne novamente em uma Sprint Review Meeting para entender o que já foi feito e quais foram os resultados conquistados.

Além das reuniões mensais, a equipe também se junta rapidamente ao final de cada dia de trabalho em uma Daily para apresentar o que foi realizado e deixar todos na mesma página. Para que isso seja feito de forma rápida e objetiva, é recomendável fazer a Daily em pé.

 

Scrum nos cursos da PM3 

Para saber mais sobre Scrum, não deixe de ver a aula “Metodologias ágeis”, do Curso de Product Management da PM3. Nesta aula, o instrutor Fábio Aguiar se aprofunda em mais de duas horas pelas principais metodologias ágeis e mostra com exemplos reais, como aplicar Scrum de uma forma eficiente. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Scrum:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉

teste