O que é Scrumban? - Cursos PM3
Felipe Matano

Felipe Matano

6 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

O que é Scrumban?

Durante uma entrevista de emprego, é bastante comum o questionamento sobre qual é a metodologia utilizada na empresa: Scrum ou Kanban?

Nisso vem aquela sensação de desconforto, pois você se lembra que o framework utilizado pelo seu time não é um, nem outro, olhando na perspectiva do “by the book”.

Se você já passou por essa situação, quero que saiba que não está sozinha ou sozinho e, inclusive, temos algo que pode te confortar imensamente: sim, existe um híbrido de Scrum com Kanban.

Nos parágrafos abaixo falaremos sobre o Scrumban e as suas principais semelhanças.

Para entender mais no detalhe sobre os frameworks Scrum e Kanban, o Curso de Product Manager da PM3 oferece uma super aula de Metodologias Ágeis com Fábio Aguiar, instrutor da PM3, experiente consultor de projetos ágeis e criador do framework do Product Backlog Building (PBB), no módulo 5, sobre Execução do dia-a-dia.

O que é o Scrum em um parágrafo.

O Scrum propõe a divisão em equipes pequenas, multifuncionais e auto-organizadas. Essas equipes possuem uma lista de entregáveis pequenos e concretos, onde são estimados e priorizados. Para que esses entregáveis priorizados sejam entregues, o tempo do projeto é dividido em iterações curtas com período fixo (de 1 a 4 semanas). Ao final de cada ciclo, o plano de release é adaptado de acordo com os insights obtidos com as entregas, além da melhoria de processo realizada por meio de retrospectivas.

O que é o Kanban em um parágrafo.

O Kanban propõe uma abordagem incremental e evolutiva com foco no fluxo de trabalho. A visualização do fluxo, a limitação do trabalho em andamento (também conhecido como Work in Progress) e o controle de métricas, como o lead time, apoiam na busca de evitar sobrecarregar a equipe.

O que é o Scrumban?

O Scrumban é um híbrido entre as melhores características entre o Scrum e o Kanban, mas utilizando o Scrum como base e complementando com o Kanban. Quando falamos em utilizar como base, estamos falando que o Scrumban utiliza os papéis e cerimônias do Scrum e a evolução do processo e cadência do Kanban, como a visualização do fluxo de trabalho, o limite de tarefas em andamento (Work In Progress) e o sistema puxado (just-in-time).

De acordo com a Agile Alliance, é a união entre a “natureza prescritiva” do Scrum e “melhoria de processos” do Kanban. Agilidade e melhoria contínua, lado a lado.

Quando devo usar o Scrumban?

O Scrumban é extremamente indicado para times que ainda não possuem uma alta maturidade em métodos ágeis de desenvolvimento de softwares, projetos de sustentação, help desk e que há muita incidência de histórias frequentes e demandas inesperadas, onde torna-se inviável fazer sprints “fechadas”, como pede o Scrum Guide.

Quais são as vantagens de utilizar o Scrumban?

  • Sistema pautado em métricas de eficiências, assim como o Kanban
  • Diminuição do lead time 
  • Minimizar desperdícios 
  • Melhoria contínua 
  • Melhorias de processo adicionando valores do Scrum, quando necessário

Como realizar a gestão do backlog no Scrumban?

O backlog em um framework Scrumban deve ter a mesma essência de sempre, que é a maximização da entrega de valor para o seu cliente, porém você deve ter em mente que o diferencial do Scrumban é a limitação do trabalho em progresso (WIP).

Dito isso, é necessário alguns cuidados para não prejudicar a velocidade e o andamento do time. A principal delas é a atenção para os detalhes que permeiam a história, sobretudo aqueles que possam causar impedimento durante o desenvolvimento, evitando problemas no fluxo de trabalho.

Outro ponto importante, é o refinamento constante das histórias, pois não há planejamento de sprint, desta forma, o que deve estar priorizado no topo é o item mais valioso e menos incerto para o time de desenvolvimento puxar.

Quais são as diferenças entre Scrum ou Kanban x Scrumban?

Depois de vermos as situações e os benefícios de utilizar o Scrumban, é importante entender também quais são as diferenças entre Scrum e Kanban e o Scrumban. Apesar de terem similaridades, há diferenças cruciais entre eles.

Scrum x Scrumban

Como vimos anteriormente, a base do Scrumban vem do Scrum, porém a principal diferença, é, sem dúvida alguma a ausência das “sprints” e a inclusão do fluxo de trabalho contínuo com limitação do trabalho em progresso (WIP).

Veja o quadro comparativo:

Kanban x Scrumban

O Scrumban incrementa o Kanban com alguns detalhes do Scrum, como os papéis necessários e também as cerimônias, como a Daily Meeting, além de deixar opcional outras, como a Planning, Retrospectiva e Review. 

Veja o quadro comparativo:

Conclusão

O Scrumban é uma alternativa interessante para times em transição de uma baixa maturidade com metodologias ágeis, além daqueles possuem uma dificuldade de “fechar sprints”, por conta de entrada de histórias inesperadas frequentes, ambientes de alta incerteza e projetos de manutenção ou sustentação.

Com esse cenário, introduzir alguns pontos do Kanban, como a visualização do fluxo de trabalho, limitação do trabalho em andamento (WIP) e também o trabalho contínuo (puxado), pode trazer a confiança necessária para o time se desenvolver em direção a uma maior maturidade no desenvolvimento ágil

Entretanto, vale ressaltar que muitos times de produto (em especial os que estão em ambientes de rápida mudança) não precisam seguir métodos ágeis à risca pois, em alguns casos, mais “engessa o time” do que acelera. Neste caso, muitos ficam no Scrumban por atender muito bem suas necessidades.

Que tal conhecer mais sobre a gestão de produtos digitais?

Se quer se tornar um Product Manager mais preparado(a) para enfrentar o mercado, baixe a ementa do curso referência em produto no país e aprenda com 17 instrutores de empresas como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras grandes Tech companies brasileiras. 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: