O que é "Framework"

Frameworks

Definição e origem 

Traduzido do inglês para o português, o termo Framework significa “estrutura”, mas no universo do desenvolvimento de software, o conceito tem um significado um pouco mais complexo, que mantém a ideia de estrutura. 

Na linguagem de programação, o framework é aquilo que está na base de um sistema, funcionando como um suporte. Ele permite compartilhar um conjunto de códigos entre aplicações e oferece algum tipo de funcionalidade. Assim, essa ferramenta torna o processo de codificação mais rápido.

Mas o significado de framework pode ser estendido para além da linguagem de programação. É possível aplicar diferentes frameworks para projetos de desenvolvimento de produto, por exemplo.

Como usar o termo "Framework" na prática

Uma vez que um determinado problema aparece, um framework específico para o contexto pode ser aplicado para resolvê-lo.  

Essa ferramenta funciona como uma espécie de template para contextos diversos, concentrando estratégias específicas para um determinado objetivo. 

Então, na prática, você deve seguir o conjunto de ações especificadas do framework para solucionar algum problema ou aplicar uma metodologia.

 

Exemplos de Framework

Quando pensamos no universo de programação, há diversos tipos de frameworks, como: Angular, Vue (ambos para JavaScript), Laravel (para PHP), Bootstrap (para CSS).

Sendo uma espécie de template, o Framework funciona como uma estrutura pronta para aplicar a outras metodologias. 

Assim, podemos usar o termo em outros contextos, como framework para Design Sprint, framework para Agile, para Business Model Canvas, entre outros. Cada um traz um passo a passo ou um conjunto de estratégias que devem ser utilizadas para colocar as metodologias em prática.

 

Framework nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no conceito de Framework,  não deixe de ver a aula “Frameworks de métricas aplicados em Mobile Growth”, do Curso de Product Management da PM3, com instrutor Arthur Castro

Você vai entrar em contato com assuntos como métricas piratas em mobile growth, OMTM, North star metrics e segmentação de público. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre Framework:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉