CPL é a sigla para Custo por Lead e, como o termo sugere, é uma métrica que indica quanto uma empresa gasta para conquistar um lead (cliente em potencial) para o negócio. Esse custo costuma ser calculado com base no valor gasto pelas empresas em campanhas de marketing.
Além disso, considerando o funil de Growth, o CPL pode ser uma métrica pirata de aquisição.
O CPL se baseia em um cálculo simples, que considera o valor gasto nas estratégias de aquisição de leads e no número de leads gerados a partir dessas estratégias em um determinado período de tempo. A fórmula para calcular essa métrica é a seguinte:
CPL = Valor investido na geração de leads/ número de leads adquiridos no período
Assim, supondo que você tenha gastado R$ 4.500 em suas campanhas e elas tenham trazido 90 leads para o negócio, o cálculo do CPL fica assim:
CPL = R$ 4.500/90 = R$ 50
Isso significa que cada lead custa R$ 50.
Com base no resultado, você pode definir estratégias para diminuir o custo por lead da empresa e, assim, melhorar a lucratividade do negócio.
Além disso, para fazer esse cálculo, é importante que você defina o que é um lead (alguém que faz um cadastro, que clica em um link, que acessa uma página?) ou, se a empresa já tem essa diretriz definida, siga a recomendação estabelecida. Afinal, é a partir dessa definição que os resultados das campanhas serão considerados.
Se, depois de calcular o CPL, você identificou que o valor está muito alto, a ideia é trabalhar para diminuir esse resultado. Mesmo que você esteja investindo em mídia paga, a ideia é que o custo seja menor do que o valor retornado para a empresa a partir das campanhas.
Algumas dicas para diminuir o CPL são:
Para diminuir o CPL, é importante que você conheça bem o seu público-alvo, já que as campanhas de mídia paga serão direcionadas para ele.
Quando mais alinhadas elas estiverem com o seu público, maiores as chances das pessoas aderirem às suas campanhas e se tornarem leads. Quanto mais leads entrarem no seu negócio, menor será o CPL (considerando um mesmo valor investido).
Para se aprofundar no tema, temos um módulo inteiro sobre Aquisição no Curso de Product Growth. Logo na primeira aula do curso, a instrutora Tahiana D’gmont já traz diversos canais para voc6e testar e assim otimizar o CPL das suas iniciativas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre CPL:
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