O que é "Double Diamond"

Metodologias

Double Diamond é uma metodologia utilizada para tangibilizar o processo do Design Thinking e que funciona como um framework para orientar a pesquisa e o desenvolvimento de produto, a partir de hipóteses e escolhas estratégicas.   

O Double Diamond foi criado em 2005, pela instituição inglesa British Design Council. 

Como usar o termo "Double Diamond" na prática

O Double Diamond é recomendado para o desenvolvimento de novas soluções, passando por fases de pesquisa, definição, ideação e validação do produto ou serviço.

Essa metodologia é uma ótima forma de vencer os desafios da ideação de um produto, garantir alinhamento dos envolvidos, manter o foco no projeto e problema encontrado e fazer um acompanhamento eficiente do que está sendo desenvolvido. 

Framework para Double Diamond 

Como o nome sugere, o framework do Double Diamond tem o formato de dois diamantes e é dividido em 4 etapas principais, como mostra esta imagem:

  • Descobrir: nessa fase, você deve se dedicar a entender o seu usuários, como eles se comportam e quais são os hábitos que eles têm. Para isso, é preciso fazer muita pesquisa e utilizar algumas estratégias, como Mapa de Empatia e Matriz CSD.  


  • Definir: agora, você precisa analisar o que descobriu na fase anterior e definir qual é o problema que precisa ser resolvido. Ou seja, este é um momento de priorização e definição do foco. Algumas metodologias podem ajudar você nesse sentido, como Jobs to Be Done e Jornada do Usuário.


  • Desenvolver: nesta etapa, o objetivo é levantar algumas soluções para o problema encontrado. E é importante que isso seja feito entre o time, para, primeiro, pensar em várias soluções possíveis e, depois, ir selecionando as melhores. Para isso, você pode utilizar técnicas de Benchmark e o framework Árvore de oportunidades.

 

  • Entregar: na última etapa do Double Diamond Design você precisa testar e validar as soluções levantadas na fase anterior. Este é o momento de filtrar o que foi pensando, analisar o impacto e a viabilidade de cada solução e escolher o que vai ser testado.  Para te ajudar na priorização, você pode utilizar o framework RICE (Reach, Impact, Certain, Effort). O objetivo é validar protótipos de produto ou funcionalidades para serem desenvolvidos. Aqui, é interessante utilizar técnicas como o MVP e o protótipo de serviço.

 

O Double Diamond é uma metodologia não-linear e você pode voltar para as etapas anteriores mesmo depois de já ter passado por elas. 

Lembrando que esse framework deve ser adaptado de acordo com a realidade e a necessidade da sua empresa. 

Double Diamond nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver as aulas “Fundamentos de UX”, “Explorar Problemas & Descobrir Oportunidades”, “Ideação & Definição da Solução” e “Validação, Iteração & Dicas Finais”,  do Curso de Product Management da PM3. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para saber mais sobre Double Diamond:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉