O que é "Protótipo"

Definição

Protótipo é uma projeção provisória de um futuro produto a ser desenvolvido. Pode ser apresentado de diferentes formas, desde o modelo de baixa fidelidade, desenhado no  papel, ao modelo de alta fidelidade, renderizado em softwares adequados.

Se o produto é físico, pode ser prototipado também em impressoras 3D, tendo alta fidelidade em sua forma e baixa fidelidade quanto ao material, reduzindo custos e tempo produtivo para testagem e validação.

 

Origem do termo

O Protótipo tem sua origem na disciplina de Engenharia, sendo definido como o artefato que precede e valida a produção de um componente ou de um sistema.

Como usar o termo "Protótipo" na prática

Como Product Managers, vamos voltar nossa prática aos produtos digitais, como os aplicativos que desenvolvemos em nossa rotina.

Em primeiro lugar, deve-se considerar que a prototipação de produtos é mais holística, devendo considerar todo o contexto do usuário. Ferramentas como o Storytelling podem ajudar com isso.

Agora, vamos ao primeiro passo, que é definir qual é a sua finalidade: por que estamos criando este protótipo e o que desejamos alcançar com ele?

Para ajudar com esta resposta, você pode ter como objetivos; explorar, avaliar e se comunicar. Lembrando que nada disso é fixo e que, muitas vezes, as finalidades podem ser misturadas.

Detalhadamente temos como exemplo:

  • Prototipação Exploratória: utilizada para criar novas opções e soluções futuras com base em determinado conceito ou ideia inicial de produto. Aqui, diversos protótipos são criados, para que exista uma comparação paralela entre opções e perspectivas.
  • Prototipação Avaliativa: utilizada para entender a experiência futura  do público alvo do protótipo sugerido. Com este tipo de artefato, é possível criar uma base de perguntas ou hipóteses a serem validadas.
  • Prototipação Comunicativa: utilizada para comunicar aspectos importantes de projetos para públicos selecionados. Estes protótipos ajudam a conduzir atividades para públicos selecionados, com o intuito de reduzir qualquer mal-entendido e a iniciar um debate produtivo sobre  perguntas apresentadas sobre o produto.

 

Definiu a finalidade? É momento de co-criar com sua equipe. Coloque sua criatividade em ação!

 

Protótipo nos cursos da PM3

No Curso de Product Discovery nós temos algumas aulas que mostram como protótipos podem te ajudar na validação de soluções. Em uma delas, a instrutora Nathália Arsand, UX Lead no Booking.com, apresenta a metodologia do Design Thinking, no qual há formas de desenvolver prototipação de produtos digitais.

Além desta aula, também no Curso de Product Discovery, o instrutor Will Sertório, Design Lead na Revelo, apresenta como protótipos ajudaram a validar uma solução para a Porto Seguro.

Os cursos da PM3 são repletos de cases reais, para você aplicar no seu negócio e assim conseguir elevar a barra.

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre protótipo, recomendamos o conteúdo abaixo para ampliar os seus conhecimentos:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉