O que é "Roadmap"

Product Management

Definição

É uma declaração de intenção e direção de ações de desenvolvimento do produto, geralmente focada em objetivos de curto e longo prazo.

Funciona como uma excelente ferramenta de comunicação estratégica.

Como usar o termo "Roadmap" na prática

Como uma boa declaração de intenção, o roadmap deixa claro a direção que a equipe e o produto estão tomando. Para construir o roadmap do seu produto existem algumas perguntas que você precisa fazer:

 

  1. Qual é a visão do produto?
  2. Quais são os objetivos do negócio?
  3. Quais são nossas hipóteses?
  4. Quando esperamos vencer os itens planejados?

 

Agora sim conseguimos começar a montar um roadmap, é importante ressaltar que o roadmap pode mudar a partir de mudança do contexto, problemas, nova priorização, enfim, ele não é escrito em pedra e por isso é importante que você não o comunique assim para os stakeholders. 

Também é importante não se comprometer com prazos muito definidos, prefira timeboxes ou algo mais abstrato como “agora, próximo, mais tarde” ou “curto, médio, longo prazo”. Preserve a flexibilidade da ferramenta, ela precisa comunicar apenas quais são as prioridades de agora e o que pode esperar!

 

Frameworks Práticos

O roadmap pode ser construído de diversas formas, como um kanban, uma linha do tempo, um power point, não existe muito um formato ou um framework a ser seguido, mas deixamos alguns exemplos que podem servir de inspiração:

 

Roadmap nos Cursos da PM3

Caso queira se aprofundar mais em Backlog e técnicas de priorização, você pode encontrar bastante informação na aula “Criar o Roadmap de Produto“, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor Marcell Almeida mostra de forma aprofundada como criar um roadmap de produto, com dicas, itens mais importantes e o que evitar.

O que é Roadmap

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre Roadmap, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉