As métricas piratas são uma forma de categorizar e agrupar alguns tipos KPIs – ele ajuda você a ter uma visão macro do negócio. As métricas são:
A – Aquisição
A – Ativação
R – Retenção
R – Recomendação
R – Receita
Dave McClure, fundador da 500 Startups, foi quem desenvolveu a estrutura AARRR. Ele criou o framework ao perceber que muitas startups estavam ficando perdidas na hora de mensurar os seus produtos e, inclusive, muitas vezes usando métricas da vaidade. Então ele fez uma palestra sobre o assunto e foi quando o termo começou a se popularizar.
Cada categoria das métricas piratas pode ter uma série de métricas diferentes – pensando nisso separamos em uma tabela alguns exemplos para ilustrar:
Categoria | Métrica |
Aquisição |
|
Ativação |
|
Retenção |
|
Recomendação |
|
Receita |
|
Para saber mais sobre o framework AARRR (métricas piratas), recomendamos os conteúdos abaixo que foram produzidos pela própria PM3 – dessa maneira você poderá ampliar seus horizontes em Product Management.
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete