O que é "AARRR (Métricas Piratas)"

FrameworksMétricas

As métricas piratas são uma forma de categorizar e agrupar alguns tipos KPIs – ele ajuda você a ter uma visão macro do negócio. As métricas são:

A – Aquisição

A – Ativação

R – Retenção

R – Recomendação

R – Receita

Origem do termo

Dave McClure, fundador da 500 Startups, foi quem desenvolveu a estrutura AARRR. Ele criou o framework ao perceber que muitas startups estavam ficando perdidas na hora de mensurar os seus produtos e, inclusive, muitas vezes usando métricas da vaidade. Então ele fez uma palestra sobre o assunto e foi quando o termo começou a se popularizar.

 

Como usar o termo "AARRR (Métricas Piratas)" na prática

Cada categoria das métricas piratas pode ter uma série de métricas diferentes – pensando nisso separamos em uma tabela alguns exemplos para ilustrar:

 

Categoria Métrica
Aquisição
  • Custo de aquisição do cliente (CAC)
  • Signups
  • Pageviews
Ativação
  • Usuário ativo diário / usuário ativo mensal (DAU / MAU)
Retenção
  • Taxa de rotatividade (churn rate)
  • Return rate (em visitas/logins)
Recomendação
  • NPS (Net Promoter Score)
  • Convidar amigos para o produto
Receita
  • Receita Mensal Recorrente (MRR)
  • Receita Anual Recorrente (ARR)
  • Faturamento

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre o framework AARRR (métricas piratas), recomendamos os conteúdos abaixo que foram produzidos pela própria PM3 – dessa maneira você poderá ampliar seus horizontes em Product Management.

 

 

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