O que é "Downstream"

FrameworksMetodologias

O Downstream se refere a todas as etapas seguintes ao fluxo de trabalho que se inicia com o backlog de ideias do Upstream.

Surgiu com o método Kanban, criado por David J. Anderson em 2010. Ele adaptou o modelo chamado de “Kanban para desenvolvimento de software”, que combina o Lean mindset com a teoria das restrições, transformando-o em uma abordagem enxuta para o desenvolvimento ágil de software. David J. Anderson poderia ter chamando o seu método de qualquer nome, mas, pela forte influência do Lean, acabou adotando o termo “Kanban”. Diferenciamos o método Kanban na escrita com o “K” maiúsculo, sendo o termo “kanban” e o quadro “kanban” com o “k” minúsculo.

Como usar o termo "Downstream" na prática

O Downstream se caracteriza pelo delivery das ideias surgidas no Upstream.

Se refere a todas as etapas seguintes do fluxo de trabalho a partir do backlog de itens gerados no Upstream. Podemos considerar um quadro kanban end-to-end (que contempla tanto o Upstream como o Downstream) como algo semelhante ao exemplo abaixo.

Obs: o quadro que representa o fluxo de Downstream costuma ser chamado também de delivery kanban.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Downstream:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉