O que é "Matriz BCG"

FrameworksProduct Management

Definição e origem do termo 

A Matriz BCG é um framework de gestão estratégica criado pelo fundador da empresa de consultoria de negócio Boston Consulting Group, Bruce Doolin Henderson, na década de 1970. Essa estrutura ajuda as empresas a visualizarem de maneira mais global seus produtos em relação ao mercado e aos resultados da empresa, visando uma gestão mais eficiente do portfólio. 

Considerando o ciclo de vida de produtos, a metodologia ajuda os gestores a tomarem as melhores decisões sobre manter ou tirar um item do portfólio, além de oferecer dados relevantes para embasar as estratégias de posicionamento do produto ou da empresa.

Como usar o termo "Matriz BCG" na prática

A Matriz BCG é utilizada para analisar a participação no mercado e o potencial de crescimento dos produtos do seu portfólio. A partir dessa análise, as empresas têm mais segurança para tomar decisões sobre incluir ou retirar um produto do catálogo, evitando prejuízos financeiros e maximizando lucros. 

Outros formas de usar a Matriz BCG para empresas de produtos digitais são:

  • Identificar diferenciais competitivos;
  • Definir o posicionamento de cada produto no mercado;
  • Avaliar do ciclo de vida do produto (desde o desenvolvimento até a retirada do mercado);
  • Analisar o retorno financeiro de cada produto e da participação de cada um no mercado;
  • Fazer a manutenção de portfólio ou realizar mudanças no catálago;
  • Tomar decisões baseadas em dados, facilitando o buy-in de stakeholders;
  • Identificar oportunidades de inserção de um produto no mercado;
  • Ter mais conhecimento sobre cada produto para refinar suas estratégias. 

Framework para Matriz BCG

A Matriz BCG se divide em 2 eixos e 4 quadrantes, como nesta imagem:

  • Eixo vertical (crescimento do mercado):  para determinar o crescimento do mercado, você deve se apoiar em benchmarking, análise de concorrentes e pesquisas de mercado que costumam estar disponíveis para download na internet. Entendendo se esse crescimento é alto ou baixo, é possível posicionar os produtos na matriz.

 

  • Eixo horizontal (participação relativa de mercado): a participação no mercado (ou market share) de cada produto leva em consideração quanto percentualmente determinado produto tem do setor. Para isso, também é preciso entender o total do mercado e a participação da concorrência.  

 

Cada um dos quadrantes corresponde a uma categoria de produto. A ideia é que você relacione cada um dos produtos do seu portfólio a algum deste quadrantes: 

  • Interrogação/Aposta: neste quadrante, você deve incluir os produtos que tem potencial de vendas e pouca participação no mercado, mas ainda representam uma interrogação para a empresa, ou seja, não está claro como esses produtos irão performar. 

 

  • Estrela: nesta categoria, você deve incluir os produtos que tem excelentes resultados de vendas e já estão consolidados no mercado, acompanhando o crescimento do setor. 

  • Vaca leiteira: aqui, entram os produtos que têm uma certa participação no mercado e já tiveram bons resultados de vendas, mas que, no momento considerado, estão passando por uma queda.

 

  • Abacaxi/Cachorro: neste quadrante, inclua os produtos que têm uma participação inexpressiva no mercado e passam por um momento de queda ou estagnação nas vendas. Normalmente, são estes produtos que são retirados dos catálogos da empresa, porque podem representar prejuízos financeiros.  

 

É importante dizer que a matriz é uma estrutura viva, um produto que hoje é estrela, daqui um tempo pode se tornar abacaxi. Por isso, é recomendado revisar essa estrutura com alguma frequência, dependendo das mudanças do mercado ou das estratégias da empresa.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Matriz BCG e gestão de portfólio:

 

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