A Matriz BCG é um framework de gestão estratégica criado pelo fundador da empresa de consultoria de negócio Boston Consulting Group, Bruce Doolin Henderson, na década de 1970. Essa estrutura ajuda as empresas a visualizarem de maneira mais global seus produtos em relação ao mercado e aos resultados da empresa, visando uma gestão mais eficiente do portfólio.
Considerando o ciclo de vida de produtos, a metodologia ajuda os gestores a tomarem as melhores decisões sobre manter ou tirar um item do portfólio, além de oferecer dados relevantes para embasar as estratégias de posicionamento do produto ou da empresa.
A Matriz BCG é utilizada para analisar a participação no mercado e o potencial de crescimento dos produtos do seu portfólio. A partir dessa análise, as empresas têm mais segurança para tomar decisões sobre incluir ou retirar um produto do catálogo, evitando prejuízos financeiros e maximizando lucros.
Outros formas de usar a Matriz BCG para empresas de produtos digitais são:
A Matriz BCG se divide em 2 eixos e 4 quadrantes, como nesta imagem:
Cada um dos quadrantes corresponde a uma categoria de produto. A ideia é que você relacione cada um dos produtos do seu portfólio a algum deste quadrantes:
É importante dizer que a matriz é uma estrutura viva, um produto que hoje é estrela, daqui um tempo pode se tornar abacaxi. Por isso, é recomendado revisar essa estrutura com alguma frequência, dependendo das mudanças do mercado ou das estratégias da empresa.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Matriz BCG e gestão de portfólio:
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