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28 de maio de 2019

Gestão de Portfólio de Produtos B2C

Por Ana Gabriela De Callis

Muitas corporações de grande porte, como Amazon e Movile, começaram com um único produto que deu muito certo e permitiu que a empresa pudesse investir em novas frente de inovação e expansão de mercado. É nesse caminho que a eSapiens está caminhando.

Recebemos Victor Salciotti, head de produto na eSapiens Venture. Victor foi aluno da PM3 e tivemos a grande alegria de tê-lo como instrutor na nossa Live #05. O papo foi sobre Gestão de Portfólio B2C.

Para começar a live Victor apresentou o modelo da eSapiens, que funciona basicamente com a criação ou compra de startups, seguido por investimento para escala, gestão de produtos distribuição dos lucros.

Hoje com mais de 13 milhões de clientes a empresa engloba iniciativas como Astrolink, Investtor e Sexlog, com um capital 100% próprio. Como toda empresa focada em produto, uma das coisas mais importantes para a eSapiens é a cultura, a galera lá é orientada a dados, desenvolve muita validação e possui um grande sentimento de dono. Já sabemos que para ter uma equipe de produto de alta performance, essas características são muito necessárias.

Como foco da live Victor trouxe a realidade de fazer uma gestão de portfólio de produtos B2C, nesse caso seu produto serve a dezenas de milhares de pessoas, mas ainda assim expandir é necessário. Porém é preciso expandir sustentando a ideia e defendendo o produto, reduzindo todos os riscos e focando no crescimento exponencial.

Segundo Victor, o mais importante aqui é não se acomodar na posição de líder de mercado, e focar nos diferente nichos do seu portfólio. Fazer gestão de portfólio é utilizar o senso de decisão que todo PM tem para levar em consideração as oportunidades do mercado mas também manter os produtos existentes performando da melhor forma possível.

Para Victor não existe muita diferença entre o B2C e o B2B, no fim são pessoas construindo soluções para pessoas e é isso que importa. As práticas de um PM são importantes nos dois cenários, mas alguns detalhes mudam e é aqui que você precisa ficar atento.

O volume no B2C é muito maior, o que deixa o funil de vendas diferente. No B2C a qualificação é um pouco mais desafiadora, geralmente no B2B as empresas já vem mais prontas para consumir os produtos. Pelo volume ser maior, a análise de dados precisa de um cuidado redobrado.

No B2C a monetização também é diferente, temos um volume maior, porém um ticket médio mais baixo e as relações entre marca e usuário são mais rápidas também. São os desafios que o PM precisa enfrentar todos os dias, com processo de discovery e entrevistas qualitativas (aprenda mais com o curso de Product Discovery da PM3).

Quer entender como o Victor faz essa gestão com mais detalhes? Acesse a nossa live e veja casos reais do dia a dia de um PM fazendo uma gestão de um portfólio B2C.

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Este artigo é uma tradução livre deste post original publicado pelo blog da Pendo.io. Por ser um conteúdo de altíssimo valor, achamos que seria uma boa ideia traduzi-lo para