*artigo escrito por Augusto Rückert, Product Manager na Aegro.
Toda pessoa com a responsabilidade de gerenciar um produto depara-se frequentemente com muitas dúvidas e desejos bastante incômodos. Queremos ter certeza que estamos olhando para o lado certo, construindo e evoluindo o produto na direção que aumenta o valor entregue para os usuários. Queremos diminuir as chances de construir coisas inúteis ou inusáveis. Queremos diferenciar nosso produto dos demais concorrentes, criando vantagens únicas que os clientes desejam e pagam para ter. Queremos melhorar os resultados da empresa, atingindo as melhores oportunidades de negócio. Queremos muitas coisas.
Estamos tentando resolver problemas complexos, com muitas variáveis envolvidas que inviabiliza, encontrarmos respostas simples e definitivas. Para nos ajudar a navegar nesse mar de possibilidades e problemas, utilizamos o que chamamos de product discovery ou descoberta/discovery. Vamos compreender um pouco mais sobre o que é isso.
O que entendemos por product discovery é um conjunto de atividades que executamos com a intenção de nos auxiliar a responder melhor aquelas e outras perguntas, e são necessárias para definir sobre onde, quando e se devemos evoluir nosso produto. São técnicas, frameworks e ferramentas que servem para descobrirmos sinais, indícios, evidências que nos auxiliem a tomar decisões, confrontar pressupostos e testar hipóteses.
Conforme apresentado pelo Marty Cagan no livro Inspired, o product discovery serve para reduzirmos quatro riscos:
Queremos coletar evidências, não opiniões, que nos ajudem a visualizar essas ameaças. Nosso objetivo final é lançar melhorias e produtos com confiança suficiente para não ser simples chutes, mas com velocidade suficiente para confrontarmos o que criamos com a realidade, o mais rápido possível.
Porém, infelizmente nem sempre nossa realidade é essa.
Há uma prática no mercado, e não quer dizer que está correta.
Em muitas empresas e cenários os gerentes de produto ficam responsáveis por definir o lançamento de produtos e melhorias (funcionalidades, novos módulos) baseados somente em pesquisas de mercado e nas visões de stakeholders de maior senioridade. É importante perceber que, mesmo com muito valor e importância nessas fontes de informação, elas respondem apenas parte das perguntas que assolam alguém que é responsável por definir a evolução de um produto.
Pesquisas de mercado são ótimas para guiar quanto a quais oportunidades de negócio parecem mais interessantes de serem exploradas, enquanto os insights e indicações de stakeholders com mais experiência são boas fontes para auxiliar no entendimento do mercado e possivelmente onde começar a olhar.
Mesmo endereçando bem os problemas de viabilidade, os demais questionamentos não são enfrentados (pelo menos não com muito afinco) nessas abordagens. Com isso ficamos perdidos, aceitando muitas suposições como verdade. Aceitamos muitos riscos para o negócio por simplesmente não pensar nas demais dimensões do problema e aceitar que a oportunidade de mercado é um indício suficiente para consumir recursos para colocar o produto ou funcionalidade em pé.
Mudar pode não ser simples, mas há alguns caminhos para iniciar.
Para enfrentarmos essa situação e iniciar bem no product discovery, dois movimentos são importantes: conversar com os usuários e envolver mais pessoas.
Primeiro, converse com seus usuários. Fale com eles com frequência, com diferentes perfis deles; busque entender seus contextos, suas necessidades, dores e alegrias com o produto, entenda qual(is) necessidade(s) sua solução supre.
Mesmo que tenha recursos de analytics e dados de pesquisas fornecidos por outras áreas da sua empresa, não abra mão de contato direto e contínuo com seus clientes e usuários. É desse modo que geramos uma empatia mais profunda com as pessoas que usam e contratam nosso produto.
O segundo movimento é envolver mais pessoas na descoberta. Os primeiros candidatos são os product designers e os engenheiros. Além de ser de grande valor para esses eles entenderem mais sobre os usuários e suas motivações, esses profissionais são capacitados para responder com qualidade aos riscos de usabilidade e de execução.
Conte com eles para construir mockups e protótipos, para fazer testes com tecnologias, para delinear como podemos construir. E também tenha eles próximos para conversar com clientes e usuários e trazer mais insights para além dos seus.
Envolva os stakeholders apresentando as evidências encontradas e os resultados dos experimentos. Mostre que as ideias e sugestões que foram dadas estão servindo para apoiar o processo de descoberta. Faça com que eles se interessem sobre as ferramentas/técnicas ao ver valor no que você está puxando.
Com os fundamentos em mente, trouxemos também um pequeno guia inicial para ficar mais fácil para você fazer seus primeiros product discoveries:
De forma genérica, as mais frequentes que temos geralmente são:
Tente entender quais perguntas cabem e deveriam ser utilizadas para deixar mais claro o cenário.
O product discovery não vai te fornecer essas respostas, mas te estimular a ir buscá-las de modo ativo e disciplinado. Queremos evoluir nosso processo de descoberta para além da resolução de dúvidas e ideias dos stakeholders, buscando um fluxo contínuo de entendimento do nosso produto, do valor daquilo que estamos pensando em construir ou modificar e como tornar isso menos arriscado.
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