Como o Product Manager e o UX Designer trabalham juntos?

Nos últimos anos o mercado descobriu que um dos pontos chaves para ter sucesso no negócio envolve a experiência que o usuário tem com Produto. É por isso que uma das profissões mais requisitadas dentro das empresas nos últimos tempos é o especialista em user experience, também conhecido como UX.

O trabalho em conjunto deste profissional com o Product Manager resulta diretamente nas melhorias do Produto. E é no módulo 4 do curso da PM3, que é voltado para Discovery e Design, a PM da empresa Creditas, Maria Luísa Cantadori, fala um pouco mais sobre a relação dessas duas áreas e como elas podem contribuir para o desenvolvimento constante do Produto.

Maria Luisa, PM da Creditas no dia de gravação das suas aulas para o curso da PM3

O trabalho do Product Manager em conjunto com User Experience

As primeiras fases de um Produto envolvem a formação das ideias para que um roadmap, ferramenta útil que visa à criação de um mapa com metas de desenvolvimento, possa se formar e definir o que é esperado do projeto. Logo a frente, as necessidades dos stakeholders são levadas em conta para que o negócio possa prosseguir para a etapa de desenho, desenvolvimento, fase de teste e deploy do Produto. O design, na maioria das vezes, só entra como peça importante após alguns bons passos do processo.

Um engano comum para quem não está próximo da função de UX é achar que o design é essencial apenas para deixar o Produto bonito, mas a verdade é que ele é responsável também por descobrir qual é, de fato, o Produto correto para ser lançado. Para isso, o profissional de User Experience precisa trabalhar com detalhes como a interface, design visual e usabilidade do usuário.

O especialista em UX dentro das etapas de Discovery e Delivery

Entre os objetivos de um UX, a validação das soluções com os usuários é chave,  assim como uma mitigação de riscos que cada ideia pode trazer para a usabilidade do projeto.

O PM anda lado a lado com o UX na parte de discovery, que é quando ocorre uma série rápida de experimentos, na maioria das vezes com protótipos, para descobrir as melhores soluções para os problemas. Só após uma pesquisa profunda sobre o Produto é que a etapa de delivery é iniciada.

Esta fase consiste em construir o Produto envolvendo tópicos importantes, como sua escalabilidade, performance, manutenção e o que será preciso para levar o projeto ao mercado, ou seja.  

Esta é a parte do processo que envolve diretamente que o UX e o PM trabalhem em conjunto para explorar o comportamento do usuário e como será percebido o valor do Produto por quem de fato irá usá-lo.

As skills de UX nesta hora englobam táticas como prototipação, user testing e user research (ferramenta responsável por descobrir a forma que o usuário irá interagir com o Produto e enxergar real valor nele).

É preciso prestar atenção na etapa de delivery para que o mínimo de recursos seja necessário. Aliás, vale ressaltar que o uso de ferramentas como OKR e KPIs serve para direcionar os profissionais para que na fase do problema as oportunidades descobertas façam sentido e sejam altamente viáveis. E desta forma, termos uma economia de tempo e recursos, como citado acima, é possível criar estratégias como testes de usabilidade e provas de conceito.

Como um profissional de User Experience pode contribuir para o Produto

Ao comentar um caso real da Creditas durante sua aula no curso da PM3, Maria Luísa mostra a importância do trabalho do UX em conjunto com o PM dentro de uma empresa. Na época, o desafio do negócio era aumentar a taxa de processamento do crédito da Creditas. E para isso, foi preciso fazer uma análise completa da jornada do usuário dentro do site. No caso, para adquirir o crédito, o visitante precisa passar por um cadastro, pré-qualificação, direcionamento para uma tela de ofertas, uma autorização para que a empresa consulte seus dados e ocorra uma análise de crédito para só depois uma formalização do empréstimo ser criada.

Dentro de todo esse procedimento, a taxa de processamento entra no momento em que o lead está sendo considerado, seja através de um processo automático, que é definido pela entrada do cliente no site e confirmação do interesse, ou pelo processo manual, definição para o procedimento que envolve uma pessoa entrar em contato com o possível lead que acabou deixando o site sem efetuar um cadastro, por exemplo.

Para que uma solução plausível e eficiente fosse encontrada, é preciso deixar claro que não só a interface foi analisada, mas sim outras áreas como a tecnologia usada, a modelagem de créditos, o marketing e o setor de operações. A experiência do usuário vai muito além do layout do site.

Outro ponto decisivo para que as soluções pudessem ser colocadas em prática foi avaliar os riscos para o negócio, se eram baixos, médios ou altos, assim o desperdício de tecnologia, processos e tempo de outras áreas envolvidas não foi preocupante.

Na hora de realizar a aplicação com os usuários, o time todo deve esteve por dentro das atualizações e inclusive os stakeholders estavam alinhados com o que foi colocado em prática.

Entre as propostas importantes para o negócio que envolvem o Product Manager e o UX, é essencial que ambos tragam a motivação do negócio pro jogo, por exemplo: quais os motivos exatos das mudanças estarem sendo feitas? O valor do Produto continuará íntegro? Qual será o impacto dessa solução para o Produto? E não menos importante que todo o desdobramento é manter um acompanhamento constante da solução escolhida e verificar o que ainda pode ser feito.

A PM da Creditas ainda dá outros exemplos de empresas gigantes do mercado, por exemplo, Amazon, Netflix e Google, em que houve um impacto direto no negócio graças ao trabalho em conjunto do Product Manager e do especialista em UX. Que tal descobrir mais sobre essa equipe que pode direcionar com sucesso um serviço ou plataforma? O curso da PM3 já está disponível e pronto para te ajudar a entender mais sobre Produto e como entrar com tudo para a área.

Torne-se um(a) Product Manager completo(a)!

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close