Qual é a importância da experiência do usuário?

Por Ana Gabriela De Callis

Experiência do usuário, ultimamente só se fala disso dentro das empresas. Mais do que nunca é preciso criar produtos e soluções que sejam pensados com foco no usuário e não no achismo.

No módulo 4 do nosso curso de Product Management Natalia Arsand, UX Designer do Booking.com, Malu Cantadori, Product Lead da Creditas e Rafael Farinazzo, Group Product Manager da Involves vão a fundo para mostrar como a experiência do usuário é importante na hora da construção de um produto.

Fundamentos de UX

Logo, site, app, produto, propaganda, tudo faz parte da experiência. Portanto é importante projetar qualquer solução pensando em todos os aspectos que fazem parte da experiência, que vai desde antes do planejamento até depois que o usuário usou o produto/serviço.

Se você estiver pensando no produto e não na experiência, é provável que tenha algo de errado com ele, já que a melhor experiência do usuário acontece quando o produto é invisível e ele só conhece os benefícios que aquilo trás para ele.

Quando um usuário entra em contato com um produto, ele traz com ele um contexto que não é possível prever ou planejar. Na perspectiva do usuário, é no seu contexto que ficas as necessidades, o planejamento, a execução e o resultado. A experiência do usuário vai ser sempre única, por isso que é possível projetar para a experiência do usuário e não a experiência do usuário. A mudança é sutil,  mas faz toda a diferença.

Explorar problemas e descobrir oportunidades

A primeira pergunta que todo designer precisa fazer é: qual é o problema que queremos resolver? Um produto é sempre uma solução para um problema, se ele não resolver nenhum problema, é arte. É importante sempre lembrar que nem sempre a primeira ideia é a melhor solução, mas é um ponto de partida e por isso é importante também.

Definindo o problema: qual é o problema em si? Quem vivencia o problema? Quais dados já temos? Além de ajudar a manter o foco em um grupo de usuários, a criação da persona nos lembra que nós não somos os usuários e ajuda a priorizar o trabalho com base nas características principais dos usuários.

Definição da solução

Para definir a solução existem diversas ferramentas baseadas em ideação, que nada mais é do que externalizar o que pensamos a respeito de uma problema e de uma solução, sem julgamentos e restrições, a fim de criar um entendimento compartilhado sobre o que queremos entregar.

Definir a solução é detalhar somente o necessário para saber o que entregar no menor tempo possível, a fim de aprender para aprimorar os porquês de cada funcionalidade adicionada à solução. Aqui o importante é falhar rápido, entender porque falhou e aprender rápido.

Validação e iteração

O objetivo de validar uma solução é aprender se o que foi proposto é ideal para um determinado problema, a mentalidade necessária aqui é lembrar que ninguém sabe qual é a solução ideal, mas que é uma ótima oportunidade de aprender.

Para validar uma solução é preciso fazer testes de usabilidade, para aprender o que melhorar na implementação da solução para que o usuário consiga atingir os seus objetivos. Aqui é preciso preparar bem a pesquisa, entender qual o melhor local e as melhores pessoas para participarem da entrevista.  Nas aulas, nossos instrutores dão as melhores dicas para que seu teste de usuário seja o melhor possível.

A experiência do usuário é um dos três pilares do Product Management, e junto com tecnologia e business, é capaz de entregar uma solução de sucesso para os usuários. 

 

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