Qual é a importância da experiência do usuário? - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Por Ana Gabriela De Callis

Experiência do usuário, ultimamente só se fala disso dentro das empresas. Mais do que nunca é preciso criar produtos e soluções que sejam pensados com foco no usuário e não no achismo.

No módulo 4 do nosso curso de Product Management Natalia Arsand, UX Designer do Booking.com, Malu Cantadori, Product Lead da Creditas e Rafael Farinazzo, Group Product Manager da Involves vão a fundo para mostrar como a experiência do usuário é importante na hora da construção de um produto.

Fundamentos de UX

Logo, site, app, produto, propaganda, tudo faz parte da experiência. Portanto é importante projetar qualquer solução pensando em todos os aspectos que fazem parte da experiência, que vai desde antes do planejamento até depois que o usuário usou o produto/serviço.

Se você estiver pensando no produto e não na experiência, é provável que tenha algo de errado com ele, já que a melhor experiência do usuário acontece quando o produto é invisível e ele só conhece os benefícios que aquilo trás para ele.

Quando um usuário entra em contato com um produto, ele traz com ele um contexto que não é possível prever ou planejar. Na perspectiva do usuário, é no seu contexto que ficas as necessidades, o planejamento, a execução e o resultado. A experiência do usuário vai ser sempre única, por isso que é possível projetar para a experiência do usuário e não a experiência do usuário. A mudança é sutil,  mas faz toda a diferença.

Explorar problemas e descobrir oportunidades

A primeira pergunta que todo designer precisa fazer é: qual é o problema que queremos resolver? Um produto é sempre uma solução para um problema, se ele não resolver nenhum problema, é arte. É importante sempre lembrar que nem sempre a primeira ideia é a melhor solução, mas é um ponto de partida e por isso é importante também.

Definindo o problema: qual é o problema em si? Quem vivencia o problema? Quais dados já temos? Além de ajudar a manter o foco em um grupo de usuários, a criação da persona nos lembra que nós não somos os usuários e ajuda a priorizar o trabalho com base nas características principais dos usuários.

Definição da solução

Para definir a solução existem diversas ferramentas baseadas em ideação, que nada mais é do que externalizar o que pensamos a respeito de uma problema e de uma solução, sem julgamentos e restrições, a fim de criar um entendimento compartilhado sobre o que queremos entregar.

Definir a solução é detalhar somente o necessário para saber o que entregar no menor tempo possível, a fim de aprender para aprimorar os porquês de cada funcionalidade adicionada à solução. Aqui o importante é falhar rápido, entender porque falhou e aprender rápido.

Validação e iteração

O objetivo de validar uma solução é aprender se o que foi proposto é ideal para um determinado problema, a mentalidade necessária aqui é lembrar que ninguém sabe qual é a solução ideal, mas que é uma ótima oportunidade de aprender.

Para validar uma solução é preciso fazer testes de usabilidade, para aprender o que melhorar na implementação da solução para que o usuário consiga atingir os seus objetivos. Aqui é preciso preparar bem a pesquisa, entender qual o melhor local e as melhores pessoas para participarem da entrevista.  Nas aulas, nossos instrutores dão as melhores dicas para que seu teste de usuário seja o melhor possível.

A experiência do usuário é um dos três pilares do Product Management, e junto com tecnologia e business, é capaz de entregar uma solução de sucesso para os usuários. 

Aula gratuita – O que é um teste de usabilidade?

Você sempre quis saber como são nossas aulas na prática? Com esta aula gratuita do nosso Curso de Product Discovery, você vai aprender os conceitos fundamentais de usabilidade e como analisá-la em seu Produto segundo as avaliações heurísticas (técnicas) e testes de usabilidade. Assista agora essa super aula da Elisa Volpato!

Curso online de Product Discovery 

Estude com a gente no nosso curso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: