Você sabe qual é a importância do processo de discovery? - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

No desenvolvimento de um novo produto cada empresa tem seu próprio método e segue com aquilo que acredita ser mais assertivo, porém podemos ver com muita frequência situações onde o produto falha na hora de agradar o mercado. Existem muitos produtos sem utilidade por aí.

Isso acontece porque consumidores cada vez mais podem optar por produtos desenvolvidos especialmente para as suas dores, ele é parte do processo de desenvolvimento, é ouvido e ajuda a construir um produto mais útil.

Se na hora de desenvolver um produto você não for rápido para perceber as necessidades dos clientes, seus concorrentes com certeza o farão, e então, vai atrair o público e passar na sua frente.

A maioria das empresas que falham na hora de desenvolver e lançar um produto não deram a atenção necessária ao usuário, ao ser humano. Hipóteses sem base científicas, sem análise de dados, sem pesquisa, sem discovery com certeza tem mais chances de falhar.

Mas então, qual é o melhor jeito de criar um produto com boas features? Como entender as prioridades e classificar o que deve ser feito primeiro? Qual a importância dos usuários em todo o processo e qual o prazo em que o produto deve ser desenvolvido e lançado no mercado?

É aqui que entra o product discovery, ou descoberta do produto. O processo de discovery é essencial para responder todas essas perguntas e fazer com que um novo produto seja usável mas também útil.

Aqui é preciso entender com profundidade o contexto dos seus clientes, entrevistá-los, observá-los, torná-los parte ativa do processo de design. 

Além de utilizar ferramentas para gerar um entendimento do cliente é necessário compartilhar isso com todo o time de produto, até mesmo os desenvolvedores. Só assim as ideias do novo produto poderão ser realmente disruptivas, distantes do pensamento comum e mais próximas do cliente.

Também é necessário garantir que o produto não seja desenvolvido totalmente, mas com a cultura de MVP (mínimo produto viável) para que possa ser testado, reduzindo o retrabalho.

Desenvolver sem testar é não abandonar ideias falhas. Portanto, é preciso investir tempo e esforço na fase de planejamento e descoberta do produto.

Uma estratégia já definida pode ganhar novas perspectivas ou até mesmo ser descartada se o processo de discovery for desenvolvido. E no final, seu produto ganhará uma possibilidade muito maior de ser aceito pelos usuários. ?

? Temos uma live gratuita do César S. Cesar, CPO da Xerpa sobre esse tema “Inovação contínua com dual-track discovery/ delivery”Assista agora aqui. Não perca a chance de saber mais sobre esse assunto com esse grande especialista. ?

Aula gratuita – O que é um teste de usabilidade?

Você sempre quis saber como são nossas aulas na prática? Com esta aula gratuita do nosso Curso de Product Discovery, você vai aprender os conceitos fundamentais de usabilidade e como analisá-la em seu Produto segundo as avaliações heurísticas (técnicas) e testes de usabilidade. Assista agora essa super aula da Elisa Volpato!

Curso online de Product Discovery 

Estude com a gente no nosso curso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: