Os 4 tipos de Product Manager que você deve conhecer

Por Bruno Coutinho.

Em seu livro "High Growth Handbook", Elad Gil (empreendedor e investidor com passagens por Twitter, Google entre outras grandes do mundo da tecnologia) lista 4 facetas do profissional de Produto. Resolvemos fazer um mix entre tradução livre e reflexão sobre o tema, para você tirar as suas próprias conclusões de qual você mais se identifica.

O Product Manager de negócio

Este tipo de PM são excelentes em sintetizar requisições de clientes em um roadmap matador. Business PM tendem a prosperar em empresas de software, ou negócios que demandam interação direta com os usuários. Eles sabem trabalhar bem com vendas e se apresentar bem aos clientes, ainda tendo conhecimento técnico o suficiente para trabalhar com engenheiros e designers, negociando roadmap vs esforço do time de desenvolvimento. São ótimos em definição de preço, segmentação e requisições dos clientes.

O Product Manager técnico

PM técnicos são - na maioria das vezes - profissionais com background tão técnico que veem facilidade em trabalhar com desenvolvedores em áreas como infra, qualidade de busca, machine learning entre outras zonas mais técnicas. Este tipo de PM consegue trabalhar em um espectro bem amplo de Produtos, desde que tenha as habilidades de negócio necessárias e bom uso de intuição para definir os melhores trade-offs dentro do Produto.

O Product Manager designer

Enquanto designers são geralmente super talentosos em experiência do usuário e visual design, eles podem não ter experiência suficiente nos trade-offs necessários para rodar o negócio, ou talvez queiram que o Produto seja perfeito no "nível do pixel" (não podemos esquecer a frase do Voltaire "o ótimo é inimigo do bom"). Mas mesmo assim, muitas empresas apostam na figura do UX Designer para liderar times de Produto, devido a sua sensibilidade com a interação do usuário e também poder abstração. Segundo o Elad Gil, o PM designer pode acabar por dedicar tempo demais nos times de tecnologia e design e não focar tanto no lado do negócio do Produto.

O Product Manager de growth

Estes PMs tendem a ser quantitativos, analíticos, number-driven e nos maiores casos altamente criativos e agressivos. O foco do PM de growth é determinar as alavancas críticas que vão gerar adoção e uso do Produto. Este tipo de PM costuma trabalhar bem perto dos times de desenvolvimento, marketing, UX e em alguns casos, fechando parcerias para que estas possam também alavancar o Produto.

E você? Dentro das opções acima em qual delas você acredita se encaixar e em qual matéria gostaria de melhorar?

Um dos pontos fortes do curso de Product Manager da PM3 é que ele vai te ajudar a ter um olhar diferente pro Produto que você está administrando (ou vai administrar). Até porque são 16 instrutores com backgrounds e formações diferentes (uns um pouco mais pro técnico, outros pra UX, growth e também negócio)

No time de instrutores há profissionais de data science, performance marketing, growth marketing entre outros. Confira já a ementa completa do curso e veja como ele se encaixa no seu momento atual de carreira, seja você um PM que quer validar os seus conhecimento ou caso esteja migrando pra área de Produto.

Torne-se um Product Manager completo

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close

50% Complete

Baixe a ementa