Gestão de produtos: a área que está brilhando os olhos do mercado

Profissionais focados na gestão de produtos estão em falta no mercado, e para os interessados em Product Management, a oportunidade é agora!

A posição estratégica trabalha diretamente com a definição de mercado, público-alvo, proposta de valor e outros pontos cruciais para uma empresa despontar dentro da sua área de interesse. E para dar o primeiro passo é necessário buscar por seus principais fundamentos.

A vantagem competitiva da gestão de produtos

O profissional desta área é responsável por garantir o sucesso de um produto, mas também por fazer a conexão dos objetivos (visão) da empresa com os problemas e necessidades do cliente.

Vejamos o Facebook, por exemplo, ao dar os seus primeiros passos, a rede social se posicionou como uma plataforma gratuita, mas se pensarmos bem, alguém precisa pagar as contas no final do dia. Foi a partir daí que surgiu um segundo cliente, os anunciantes, que até hoje são a principal renda da empresa de Mark Zuckerberg.

Como boas soluções não aparecem do nada, a gestão de produto é uma junção de habilidades que se complementam. A área de engenharia arquiteta o que é possível fazer com a tecnologia; já o time de UX design é focado na experiência do usuário, por exemplo, como o público aceita as funcionalidades disponíveis; e a equipe de produto vê a viabilidade do que será entregue.

Marketing de produto vs. Gestão de produtos

Segundo Joaquim Torres, Global VP of Product no Gympass e instrutor do curso da PM3, há quem acredite que marketing de produto e gestão de produto são similares, mas na verdade ambos andam como pares, sendo que o escopo de trabalho para cada profissional difere de acordo com o marketing mix, ou seja, os quatro Ps.

O marketing é responsável pelo preço, praça e promoção, trabalha com os possíveis novos clientes. Já o PM centraliza seus esforços no produto, ou seja, mede pontos como a satisfação do cliente – será que ele indicaria para um conhecido, um amigo? Nos dias atuais, recomendações são um dos meios mais eficazes de garantir novos leads.

Outro fator importante é diferenciar o produto software de uma plataforma. Marcas como a Netflix e o Spotify são exemplos claros, ambos atuam como um software que reúne uma base de usuários que estão ali em busca de um único objetivo. Já a plataforma entrega valor de acordo com o número de pessoas que a usam, por exemplo, o Facebook, e é um tanto mais complexa. Existem três tipos de plataforma, a de troca, técnica e conteúdo, e todas são abordadas e exemplificadas no curso para que você saia por dentro da definição de cada uma delas e como definir o seu produto.

As tomadas de decisões para um gestor de produtos

E onde o product manager entra em ação? Há uma grande diferença entre gerir um produto e uma plataforma. No primeiro caso, o usuário possui o mesmo perfil e não há necessidade da empresa se preocupar com o valor que está sendo entregue, pois é o mesmo para todos. Já a plataforma é uma junção de diferentes usuários que não necessariamente estão procurando as mesmas funções, ela é palco de uma reunião de vários tipos de perfis que precisam receber os valores que estão procurando, e mais, o gestor precisa estar atento ao relacionamento que estes usuários têm entre si, afinal, eles conversarão sobre a sua plataforma dentro dela e o intuito é que todos tenham boas experiências para contar, não importa o ponto de vista de cada um deles.

Mas para percorrer todo esse caminho de estratégias, é preciso olhar a fundo o produto e o seu consumidor. Não há como consolidar um projeto sem identificar em qual fase o produto está, por isso seu ciclo de vida é tão importante. Torres analisa no último tópico do módulo as fases de inovação, crescimento, maturidade e fim de vida pontuando dicas de como agir em cada etapa, afinal, é de acordo com ela que você fará determinado investimento em preocupações, ferramentas e táticas. É importante saber driblar os desafios de cada momento, como criar uma estratégia para uma inovação ou até mesmo para um produto que já está entrando em seu fim de vida.

A matriz BCG (Boston Consulting Group), por exemplo, é um conceito tradicional para definir a fase de um produto. O formato propõe que de um lado esteja o market share e do outro o quanto este mercado está em crescimento, e através de uma análise, é possível verificar se o produto está em seu momento de “aposta”, “estrela”, “vaca leiteira” ou “abacaxi”, categorias que são aprofundadas e exemplificadas no módulo.

Nosso curso é feito por profissionais que atuam no mercado e estão prontos para compartilhar o seu conhecimento e vivência. Os instrutores trazem experiências de empresas como a OLX, iFood, Creditas, Booking.com, Grupo Zap, Accenture, Nubank, Loggi e Adobe.

Seja você um gestor ou alguém que está no caminho para se tornar um especialista, não deixe de conferir o nosso curso para Product Manager para ter um conteúdo aprofundado sobre as novidades do mercado, como se destacar, e claro, aprender o A, B, C da área. Vem com a gente?

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