Gestão de produtos: a área que está brilhando os olhos do mercado

gestão de produtos Aug 20, 2018

Profissionais focados na gestão de produtos estão em falta no mercado, e para os interessados em product management, a oportunidade é agora! A posição estratégica trabalha diretamente com a definição de mercado, público-alvo, proposta de valor e outros pontos cruciais para uma empresa despontar dentro da sua área de interesse. E para dar o primeiro passo é necessário buscar por seus principais fundamentos.

Através do experiente Joaquim Torres, da empresa Conta Azul, um dos professores do curso da PM3, os pontos mais interessantes da gestão de produto são analisados a fundo e exemplificados com base no cenário atual. Que tal um teaser do que vem por aí?

A vantagem competitiva da gestão de produtos

O profissional da área é responsável por garantir o sucesso de um produto, mas também por fazer a conexão dos objetivos da empresa com os problemas e necessidades do cliente, afinal, ele é peça chave. Vejamos o Facebook, por exemplo, ao dar os seus primeiros passos, a rede social se posicionou como uma plataforma gratuita, mas se pensarmos bem, alguém precisa pagar as contas no final do dia. Foi a partir daí que surgiu um segundo cliente, os anunciantes, que até hoje são a principal renda da empresa de Mark Zuckerberg.

E insights como esse não aparecem de uma hora para a outra, a gestão de um projeto é uma junção de equipes que se complementam. A área de engenharia arquiteta o que é possível fazer com a tecnologia, já o time de UX design é focado na experiência do usuário, por exemplo, como o público aceita as funcionalidades disponíveis, e a equipe de produto vê a viabilidade do que será entregue.

Marketing de produto vs. Gestão de produtos

Segundo Joaquim Torres, há quem acredite que marketing de produto e gestão de produto são similares, mas na verdade ambos andam como pares, sendo que o escopo de trabalho para cada profissional difere de acordo com o marketing mix, ou seja, os quatro Ps. O marketing é responsável pelo preço, praça e promoção, trabalha com os possíveis novos clientes. Já o PM centraliza seus esforços no produto, ou seja, mede pontos como a satisfação do cliente – será que ele indicaria para um conhecido, um amigo? Nos dias atuais, recomendações são um dos meios mais eficazes de garantir novos leads.

Outro fator importante é diferenciar o produto software de uma plataforma. Marcas como a Netflix e o Spotify são exemplos claros, ambos atuam como um software que reúne uma base de usuários que estão ali em busca de um único objetivo. Já a plataforma entrega valor de acordo com o número de pessoas que a usam, por exemplo, o Facebook, e é um tanto mais complexa. Existem três tipos de plataforma, a de troca, técnica e conteúdo, e todas são abordadas e exemplificadas no curso para que você saia por dentro da definição de cada uma delas e como definir o seu produto.

As tomadas de decisões para um gestor de produtos

E onde o product manager entra em ação? Há uma grande diferença entre gerir um produto e uma plataforma. No primeiro caso, o usuário possui o mesmo perfil e não há necessidade da empresa se preocupar com o valor que está sendo entregue, pois é o mesmo para todos. Já a plataforma é uma junção de diferentes usuários que não necessariamente estão procurando as mesmas funções, ela é palco de uma reunião de vários tipos de perfis que precisam receber os valores que estão procurando, e mais, o gestor precisa estar atento ao relacionamento que estes usuários têm entre si, afinal, eles conversarão sobre a sua plataforma dentro dela e o intuito é que todos tenham boas experiências para contar, não importa o ponto de vista de cada um deles.

Mas para percorrer todo esse caminho de estratégias, é preciso olhar a fundo o produto e o seu consumidor. Não há como consolidar um projeto sem identificar em qual fase o produto está, por isso seu ciclo de vida é tão importante. Torres analisa no último tópico do módulo as fases de inovação, crescimento, maturidade e fim de vida pontuando dicas de como agir em cada etapa, afinal, é de acordo com ela que você fará determinado investimento em preocupações, ferramentas e táticas. É importante saber driblar os desafios de cada momento, como criar uma estratégia para uma inovação ou até mesmo para um produto que já está entrando em seu fim de vida.

A matriz BCG (Boston Consulting Group), por exemplo, é um conceito tradicional para definir a fase de um produto. O formato propõe que de um lado esteja o market share e do outro o quanto este mercado está em crescimento, e através de uma análise, é possível verificar se o produto está em seu momento de “aposta”, “estrela”, “vaca leiteira” ou “abacaxi”, categorias que são aprofundadas e exemplificadas no módulo.

Nosso curso é feito por profissionais que atuam no mercado e estão prontos para compartilhar o seu conhecimento e vivência, os mentores vêm de empresas como a OLX, NuBank, Loggi e Adobe. Seja você um gestor ou alguém que está no caminho para se tornar um especialista, não deixe de conferir o nosso curso para Product Manager para ter um conteúdo aprofundado sobre as novidades do mercado, como se destacar, e claro, aprender o A, B, C da área. Vem com a gente?

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