Por que a área de produto está tão em alta? - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

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A profissão de Product Manager vem chamando bastante atenção do mercado. Ter alguém que ajude a empresa a: direcionar a visão do Produto, trabalhar roadmaps, estabelecer metas e estratégias, além de direcionar a execução em cada etapa do ciclo de vida do Produto não é tarefa pra qualquer um.

Ser o “responsável pelo sucesso do Produto” não é tarefa fácil. A posição pede um olhar para negócio e que ainda compartilhe uma visão de UX (User Experience) e tecnologia, ou seja, um trio de habilidades cross-functional que ajuda a conectar diversas áreas dentro de um negócio.

Há muitas vagas no mercado – e estão pagando bem!

Como um PM pode guiar o sucesso de um Produto, a procura pelo profissional aumentou em grande escala no mercado. No momento em que este arquivo está sendo escrito (setembro/2019) há mais de 400 vagas em aberto no LinkedIn para o cargo, e tem mais, o salário costuma estar em torno de R$9.600. Este é um dos motivos que levaram muitos profissionais a se especializarem na área e foi um dos pontos de partida para a criação do curso da PM3.

A carreira de PM é receptiva e absorve profissionais de engenharia, UX e marketing digital, inclusive este é um ponto que ajuda – e muito. Ao ter uma experiência prévia com o meio online, caminhar pelo processo de se tornar um expert em Product Management pode ser mais confortável – mas isso não quer dizer que outros profissionais estão fora do radar, ter afinidade com as competências de um PM e vontade de buscar o auto desenvolvimento são grandes passos.

Não é fácil encontrar um bom Product Manager

As vagas existem, o salário é bom, mas a questão é que o trabalho de um Gerente de Produto engloba um mix de tarefas que necessitam olhar estratégico, intuição, uma afinidade com dados e um espírito de empatia em relação ao usuário – sem deixar a visão do Produto de lado.

Pois será ele que definirá as dúvidas que surgem ao longo da vida do Produto, desde a concepção do projeto até o seu lançamento e aprimoramento. O líder ainda é responsável por fazer o integração entre as áreas de Engenharia, Tecnologia, Design, Data e Marketing. O PM poderia ser caracterizado como um tradutor, ou seja, ele precisa desmembrar o cenário para os times de um modo que todos estejam cientes dos objetivos e não que percam o foco da visão. 

O curso da PM3 foi desenvolvido justamente para trazer profissionais de qualidade para competirem no mercado. As aulas foram criadas por especialistas no assunto que estão inseridos nas empresas mais inovadoras do mercado digital como NunankOLXLoggi, Adobe, Creditas, Booking.com, iFood entre outras. O cargo pode ser considerado uma novidade no Brasil, mas a sacada é estar à frente do que está por vir e se preparar de forma consistente.

O Product Manager rege a sinfonia: Produto x usuário x empresa

O Product Manager precisar ter os olhos voltados para as dores e necessidades do usuário e também para os objetivos da empresa. No cenário ideal, o PM detém de uma alta expertise para guiar o negócio através de suas análises de mercado, estratégias certeiras em relação às demandas e interesse constante na experiência que está sendo proporcionada para o público. É necessário estar por dentro dos mínimos detalhes que podem afetar o usuário e logo impactar no negócio.

O dia a dia de um especialista da área acompanha os ciclos do Produto e as fases variam entre descoberta, planejamento e execução do projeto. Entre as competências de um PM, vale destacar o seu olhar analítico voltado para os problemas e as possíveis soluções tecnológicas para que o processo não se perca e prezar pela comunicação entre as áreas, o objetivo já foi citado, as entregas precisam ter qualidade e o tempo é fator importante durante o processo.

Mas a menina dos olhos do Product Manager, como já deve ter dado para notar, é a experiência do usuário. É ali que ele busca encontrar as vantagens competitivas para que o serviço transforme a vida do seu público e acabe se tornando indispensável para o seu dia a dia ou na hora de resolver um problema. O PM precisa estudar a fundo o comportamento do usuário e descobrir como deixá-lo satisfeito e pronto para promover o Produto para outras pessoas.

E para entender ainda melhor sobre a área, recomendo você baixar a nossa ementa para entender mais sobre o nosso curso e metodologia e assim se tornar nosso alunos para fazer parte da nossa comunidade exclusiva no Slack, onde a troca de experiência, networking e oportunidades de emprego não faltam.

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