Fundamentos de Product Management

Por Ana Gabriela Dornellas 

 

Para começarmos a falar sobre gestão de produtos precisamos esclarecer o que é um produto de software. Um produto de software nada mais é do que um software que tem usuários, como N etflix e Spotify (para consumidores finais), Google Adwords (para empresas), entre tantos outros.

A gestão de produtos portanto é a função responsável por todos os aspectos do ciclo de vida de um produto, desde os objetivos estratégicos até os detalhes da experiência do usuário. É preciso entender bem os usuários, estar preocupado com a receita, com os custos do produto, com a operação, ou seja, com o produto como um todo.

Dizemos sempre que o produto está entre o negócio, a tecnologia e o UX, por isso o relacionamento entre as áreas precisa ser o mais fluido e transparente possível. As áreas se ajudam e juntas constroem o melhor produto possível.

É importante entender que existem algumas possibilidades dentro da carreira de gestão de produtos. Existe o Business Analyst, o Product Owner, o Product Manager, e aqui é possível criar um carreira em Y, ou seja, ser alguém que não gerencia somente projetos mas gerencia outros gerentes de produto.

Quando falamos de produto, falamos de um tipo de usuário, por isso é muito necessário estar sempre preocupado com o valor que esse produto entrega para esse usuário.

Ciclo de vida de um produto

Esse framework é muito utilizado para acompanhar um produto desde a ideia até o fim da vida, passando pelo crescimento e maturidade. Sabendo o ciclo de vida do produto é possível monitorar seu comportamento no mercado, atração e retenção de clientes além de estratégias de preços e promoções.

Determinando as fases de maneira transparente, fica mais fácil saber quais são as ações necessárias para divulgar o produto e fazê-lo decolar no mercado. Um bom gerente de produto entende que cada fase do ciclo de vida precisa de uma maneira diferente de gerir o produto

Por isso, conhecer o ciclo de vida de um produto é importante para saber como gerenciá-lo, dependendo da fase em que está.

Principais características de um Gestor de Produtos

A principal característica de um gestor de produtos é a empatia, se colocar no lugar do cliente e dos seus pares também. Além de todos os outros stakeholders. A segunda característica mais importante é ter uma boa comunicação, uma capacidade de se comunicar com diferentes grupos, e em diferentes níveis.

Outras características importantes: saber fazer gestão de tempo, conhecer novas tecnologias, ter business skills e curiosidade aguçada, e também conhecer e estudar sobre o tema do produto (portal de imóveis é sobre o mercado imobiliário - conhecer sobre mercado imobiliário).

É muito importante também entender de dados, trabalhar com SQL e planilhas. É função do gestor de produtos escolher métricas e focar na qualidade dos dados, conhecendo qualitativamente os usuários.

A palavra chave é EMPATIA.

Quer se aprofundar em tudo isso? O primeiro módulo do nosso curso é totalmente focado nos fundamentos de Product Management. Conheça nossa ementa e venha fazer parte da maior comunidade de produto online do Brasil.

Torne-se um Product Manager completo

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close