Fundamentos de Product Management - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Por Ana Gabriela Dornellas 

Para começarmos a falar sobre gestão de produtos precisamos esclarecer o que é um produto de software. Um produto de software nada mais é do que um software que tem usuários, como Netflix e Spotify (para consumidores finais), Google Adwords (para empresas), entre tantos outros.

A gestão de produtos portanto é a função responsável por todos os aspectos do ciclo de vida de um produto, desde os objetivos estratégicos até os detalhes da experiência do usuário. É preciso entender bem os usuários, estar preocupado com a receita, com os custos do produto, com a operação, ou seja, com o produto como um todo.

Dizemos sempre que o produto está entre o negócio, a tecnologia e o UX, por isso o relacionamento entre as áreas precisa ser o mais fluido e transparente possível. As áreas se ajudam e juntas constroem o melhor produto possível.

É importante entender que existem algumas possibilidades dentro da carreira de gestão de produtos. Existe o Business Analyst, o Product Owner, o Product Manager, e aqui é possível criar um carreira em Y, ou seja, ser alguém que não gerencia somente projetos mas gerencia outros gerentes de produto.

Quando falamos de produto, falamos de um tipo de usuário, por isso é muito necessário estar sempre preocupado com o valor que esse produto entrega para esse usuário.

Ciclo de vida de um produto

Esse framework é muito utilizado para acompanhar um produto desde a ideia até o fim da vida, passando pelo crescimento e maturidade. Sabendo o ciclo de vida do produto é possível monitorar seu comportamento no mercado, atração e retenção de clientes além de estratégias de preços e promoções.

Determinando as fases de maneira transparente, fica mais fácil saber quais são as ações necessárias para divulgar o produto e fazê-lo decolar no mercado. Um bom gerente de produto entende que cada fase do ciclo de vida precisa de uma maneira diferente de gerir o produto

Por isso, conhecer o ciclo de vida de um produto é importante para saber como gerenciá-lo, dependendo da fase em que está.

Principais características de um Gestor de Produtos

A principal característica de um gestor de produtos é a empatia, se colocar no lugar do cliente e dos seus pares também. Além de todos os outros stakeholders. A segunda característica mais importante é ter uma boa comunicação, uma capacidade de se comunicar com diferentes grupos, e em diferentes níveis.

Outras características importantes: saber fazer gestão de tempo, conhecer novas tecnologias, ter business skills e curiosidade aguçada, e também conhecer e estudar sobre o tema do produto (portal de imóveis é sobre o mercado imobiliário – conhecer sobre mercado imobiliário).

É muito importante também entender de dados, trabalhar com SQL e planilhas. É função do gestor de produtos escolher métricas e focar na qualidade dos dados, conhecendo qualitativamente os usuários.

A palavra chave é EMPATIA.

Quer se aprofundar em tudo isso? Para entender ainda mais sobre product management, nós recomendo você baixar a nossa ementa e nela saber mais sobre o curso e metodologia. Oportunidade única de aprender com 17 instrutores diferentes com experiência em empresas como iFood, Nubank, Grupo Zap, Conta Azul, Accenture, Adobe, OLX,  Booking.com, Creditas, Getninjas e muitas outras.