O que é "Benchmark"

Product Marketing

Benchmark (ou benchmarking) é o termo usado para caracterizar uma comparação que as empresas fazem em relação ao mercado para avaliar o nível do negócio ou do seu produto. 

O benchmark é feito principalmente em relação às empresas líderes em determinado segmento de mercado, que são uma referência para o seu negócio.

Além disso, o termo pode ser utilizado em todas as áreas da empresa, como Marketing, Vendas e Produto.

Como usar o termo "Benchmark" na prática

O benchmark pode ser utilizado por diversos motivos. Por exemplo, para determinar se os seus resultados estão dentro das expectativas para o seu segmento.

Ele traz uma série de insights, já que, a partir do benchmark, você consegue perceber o que está funcionando bem e o que precisa de melhorias de acordo com os padrões do mercado. 

Benchmark é uma ótima ferramenta de inteligência de mercado para suportar e validar suas estratégias de posicionamento, precificação, lançamento de produtos e definição de público-alvo.

Framework para Benchmark

Você pode fazer benchmark a partir da análise competitiva da sua concorrência, mas não necessariamente tem que ser feito analisando os seus concorrentes diretos. 

Você pode acompanhar cases de sucesso de outras empresas líderes ou baixar pesquisas de mercado que, normalmente, são disponibilizadas na internet e trazem dados relevantes para diferentes segmentos, como resultados de NPS, uso de mídias sociais, tendências tecnológicas para empresas e etc.

Além disso, uma alternativa é conversar com outros profissionais do mercado e participar de eventos no setor, o que, de quebra, ainda aumenta o seu networking.

Benchmark nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Análise Competitiva”, do Felipe Barbosa, no Curso de Product Marketing da PM3

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de benchmark:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉