O que é "Placeholder"

Programação

Definição e origem do termo 

Em linguagem de programação, o Placeholder (algo como espaço reservado, em tradução livre) corresponde a um fragmento de código predeterminado, ou melhor, a uma variável vazia pronta para ser preenchida. Sua origem remonta à linguagem HTML5.

O Placeholder deve ser configurado pelos desenvolvedores e pode ser utilizado em diferentes layouts para que a informação final seja exibida para os usuários do produto ou os visitantes do site.

Como usar o termo "Placeholder" na prática

O layout oferece um indicativo para o time de desenvolvimento sobre qual placeholder deve ser utilizado e quais arquivos precisam ser usados no processo. 

A ideia é que a linguagem de programação utilizada, ou seja, o tipo código aplicado, identifique corretamente o que deve aparecer para o usuário a partir do placeholder e do layout.

Framework para Placeholder

As imagens também são um tipo de placeholder, por exemplo, no processo de desenvolvimento de um site. Nesse caso, o placeholder é utilizado para preencher o espaço da imagem que ainda será enviada. Assim, o atributo configurado no layout se conecta a um template de imagem que será preenchido.

Outro exemplo de placeholder é o espaço em formulários de cadastro, indicando ao usuário onde ele deve incluir o e-mail ou o nome, por exemplo. Ou seja, trata-se do atributo no campo que informa como ele deve ser preenchido. Assim, nesse caso, o placeholder ajuda a guiar o usuário na página e permite melhorar a experiência dele no site.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Placeholder:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉