Dentro do universo de Produto, o termo outcome/outcomes é utilizado como sinônimo de resultado/resultados. O termo pode aparecer junto de outro bem conhecido dos profissionais de Produto: output/outputs, que designa uma ou mais tarefas/funcionalidades a serem desenvolvidas.
É importante desenvolver uma mentalidade orientada a dados e outcomes para que o produto criado atenda às necessidades dos clientes.
Além disso, os outcomes podem funcionar como métricas que mostram se o produto está trazendo bons resultados para a empresa e se está impulsionando o negócio para frente.
O termo outcome também pode designar o resultado (ou resultados) que os clientes desejam com o seu produto.
No livro de referência para profissionais de Produto, “Escaping the Build Trap“, a autora Melissa Perri defende que as empresas precisam ter uma cultura focada no cliente e que priorize os outcomes ao invés dos outputs (que seria o equivalente a apenas “entregar por entregar”). Isso aumentaria as chances de conquistar o mercado e ganhar competitividade.
Organizações que se preocupam mais com os outputs podem cair na armadilha de criar soluções e funcionalidades que apenas acompanhem o cronograma de produto, mas que não estejam inteiramente alinhadas às necessidades dos clientes.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Outcome:
Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete