O que é "Overhead"

Product Management

Definição e origem do termo 

O Overhead corresponde aos custos indiretos e às despesas gerais de uma empresa, sem ligação direta com os produtos ou serviços vendidos pelo negócio e independentemente do tamanho da empresa. 

Ou seja, o Overhead está ligado aos recursos financeiros gastos pela empresa nas suas operações, como os custos administrativos, destinados à gestão do negócio

Esses custos podem ser fixos, variáveis ou semi-variáveis e mudam de organização para organização de acordo com as necessidades de cada uma.  

Alguns exemplos de Overhead são: gastos com aluguel, água, luz, telefone, internet, impostos, mensalidade de softwares e manutenção de equipamentos. Já os custos com matéria-prima, fornecedores e funcionários, por exemplo, são considerados diretos e não fazem parte do Overhead.

Como usar o termo "Overhead" na prática

O Overhead permite identificar o quanto um negócio é capaz de gerar lucro e manter o caixa positivo, sendo subtraído da receita da empresa.  

Assim, o Overhead é indispensável no cálculo da lucratividade de um negócio e dos ganhos líquidos, sendo também um elemento a ser considerado na precificação dos produtos ou serviços oferecidos.

Calcular o Overhead é fundamental para aumentar o controle financeiro da empresa, permitindo que os gestores tenham uma visão ampla dos gastos e analisem a necessidade de mudanças nesse sentido. 

Para ter mais controle financeiro, é interessante identificar os tipos de Overhead que você irá considerar nos cálculos da empresa. Além dos custos administrativos, os recursos investidos em marketing e vendas também entram como Overhead.

Os custos do Overhead devem aparecer no documento de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), para garantir a confiabilidade dos cálculos contábeis da empresa.

Além disso, o Overhead é um instrumento importante para avaliar empresas com perspectivas de investimento na organização ou na compra de ações do negócio. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para saber mais sobre Overhead:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉