Seed - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“Seed”

  • Negócios

Definição do termo 

Seed (semente, em português) é um termo utilizado para caracterizar um tipo de empresa em um estágio muito inicial e também um tipo de investimento feito nessa categoria de empresa.  Esses negócios podem ou não ser startups e funcionam em um modelo ainda incipiente, pré-receita.

Como usar o temo “Seed” na prática

As empresas Seed estão em uma etapa anterior aos negócios Early Stage (“estágio inicial”), que já atuam a partir de um modelo validado e contam com um plano de negócio. Normalmente, uma Early Stage ainda não gera lucros, embora possa gerar receita. Já as empresas Seed não contam com receita e costumam funcionar em um modelo para levantar investimentos iniciais para conseguir desenvolver o produto.  

Outro tipo bastante conhecido e que representa um estágio mais avançado é o das empresas Growth (em crescimento), que já têm tração e contam com uma operação desenvolvida, bem como com uma carteira de clientes consolidada. 

Já empresas conhecidas como Love Capital estão num estágio anterior ao modelo Seed e não têm nenhuma operação, só uma ideia de produto.

Além disso, as empresas Seed costumam não ter equipe e nem um posicionamento consolidado no mercado. Por outro lado, contam com mais oportunidades para testar esse posicionamento e encontrar um plano de negócios que funcione. 

As empresas já têm uma ideia validade, costumam ter sócios (mas não uma carteira de clientes) e algum resultado financeiro para convencer investidores a aplicar recursos e impulsionar o crescimento do negócio. Para isso, é importante que elas ofereçam uma solução atrativa para os clientes e tenham um bom potencial de crescimento. 

Dicas para empresas seed

Para atrair investimentos, as empresas Seed devem ter um conhecimento profundo do negócio, saber o seu valuation (valor do mercado, que pode chegar a R$ 5 milhões nesta fase) e criar uma apresentação atrativa para os possíveis investidores, mostrando os diferenciais do produto, os resultados alcançados e o planejamento para o futuro. 

Além disso, é importante que negócios neste estágio foquem em desenvolver o produto, conquistar clientes, criar uma equipe e, claro, atrair investimentos.

Normalmente, as empresas Seed procuram investimentos quando precisam de ajuda para apoiar a operação em um futuro próximo ou mesmo quando têm os recursos, mas querem atingir um nível de desenvolvimento maior em menos tempo. Os investimentos nesse caso podem chegar a R$ 1,5 milhão para um ano e meio, considerando riscos, qualidade do produto e market share (fatia do mercado). 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre empresas Seed:

 

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete