O que é "Grooming (backlog grooming)"

Metodologias

Definição do Termo 

O termo em inglês  “grooming” significa preparar ou refinar. No universo de Produto e das Metodologias Ágeis, ele é utilizado para designar um momento anterior ao Scrum, de preparação ou refinamento do backlog (o conjunto de itens a fazer). O conceito também é conhecido como “Refinement” (ou refinamento).

Como usar o termo "Grooming (backlog grooming)" na prática

O “grooming” corresponde ao processo de organizar e fazer a manutenção do backlog do produto. Isso significa detalhar melhor cada tarefa da fila, priorizar os itens de maneira estratégica e pensar na história do usuário na gestão do backlog

A ideia é preparar os itens do backlog para a sprint, o período de realização de um conjunto de tarefas que compõem uma etapa do desenvolvimento do produto. Assim, os itens do backlog precisam trazem detalhes, informações e especificações relevantes para otimizar a produtividade do time de Produto quando a sprint começar. 

O principal responsável pelo grooming é a pessoa Product Owner (PO), mas os desenvolvedores também precisam participar do processo de decisão daquilo que irá entrar no backlog, avaliando se as tarefas estão detalhadas o suficiente.

O PO pode propor reuniões específicas para fazer o backlog grooming. Nesse caso, os objetivos do projeto devem ser relembrados, assim como a necessidade de cada tarefa no momento considerado. 

Durante essa reunião, as pessoas também podem aproveitar para esclarecer suas dúvidas sobre as tarefas analisadas. Tudo isso ajuda no refinamento dos itens do backlog e no entendimento sobre o que deve ser priorizado na próxima sprint

Qual a importância do grooming?

O grooming é uma etapa importante para as equipes de Produto, já que o refinamento dos itens do backlog traz: 

  • Otimização da produtividade do time;
  • Alinhamento entre as pessoas de produto;
  • Planejamento (tanto do time, como de cada profissional individualmente);
  • Mais tranquilidade para a realização das tarefas.

Além disso, o grooming também pode ajudar os profissionais a terem um senso maior de propósito, já que eles têm mais clareza sobre o que estão fazendo e o porquê de estarem fazendo determinada tarefa em um momento específico da sprint

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre backlog grooming:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉