O que é "Kano Model"

Frameworks

Definição

O Kano Model (ou Modelo Kano) é um método de gestão de qualidade criado para o desenvolvimento em função das necessidades do cliente, classificadas em cinco categorias. É um meio bastante perspicaz de entender, categorizar e priorizar potenciais funcionalidades para novos produtos ou serviços.

 

Origem do termo

O método foi criado em 1984 pelo professor Noriaki Kano e seus colegas, na Universidade de Tóquio, nascido da proposição de uma nova abordagem para a modelagem da satisfação do consumidor.

Como usar o termo "Kano Model" na prática

A partir de pesquisas de mercado e entendimento profundo de seu produto e sua documentação, é possível entender quais recursos e funcionalidades correspondem a cada um dos requisitos listados abaixo:

 

  • Qualidades Obrigatórias: são puramente os requisitos básicos esperados pelos clientes  ao interagir com o produto. Quando funcionais, promovem uma reação neutra; quando mal executados, geram grande insatisfação;
  • Qualidades Unidimensionais (ou de desempenho): estes atributos possuem uma dualidade linear: satisfação quando entregues; insatisfação quando não entregues;
  • Qualidades Atrativas: oferecem um maior valor se existirem, porém não causarão obrigatoriamente insatisfação se não existirem;

 

Para efeito de aplicação, o método hoje tem focado em sua utilização os 3 itens, conforme apresentado a seguir:

Vale citar que no framework também existem dois outros requisitos, mas que não entram nele formalmente pois são coisas que prejudicam o produto:

  • Qualidades Indiferentes: a existência destes atributos, como diz o nome, não promovem a satisfação ou insatisfação do usuário;
  • Qualidades Reversas: são atributos que, ao serem  excessivos, causam efeito contrário ao esperado.

 

Kano Model nos cursos da PM3

Caso queira se aprofundar mais em Kano Model, você pode encontrar bastante informação na aula “Técnicas de priorização, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor Marcell Almeida mostra de forma aprofundada essa e outras metodologias de priorização de produtos. 

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre Kano Model, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉