Take Rate - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“Take Rate”

  • Negócios

Definição do termo

Take Rate corresponde ao valor que incide sobre cada transação. Trata-se de uma taxa para as pessoas ou empresas que usaram um determinado produto.

Por exemplo, quem quer anunciar seu produto num marketplace (como o Mercadolivre) paga uma porcentagem para eles a cada transação. Esse indicador é um elemento fundamental da receita de um negócio que opera nesse modelo.

Nesse caso, a receita corresponde ao Take Rate multiplicado pelo GMV (Gross Merchandise Volume). Alguns exemplos de negócios que cobram Take Rate são: Airbnb, Mercado Livre, Hotmart e Rappi. 

Não há um padrão que defina o Take Rate de uma empresa. Cada negócio cobrará uma taxa diferente de seus clientes.

Como usar o temo “Take Rate” na prática

Lenny Ratchitsy, ex-Product Lead da Airbnb, propôs uma fórmula para calcular o Take Rate e ajudar as empresas a definirem essa taxa: 

Conveniência + Demanda – Competição = Take Rate 

A conveniência corresponde à facilidade de uso do seu serviço e é proporcional ao seu Take Rate. Ou seja, quanto mais conveniência, maior pode ser a taxa cobrada. 

Já a demanda corresponde ao quanto a plataforma é capaz de gerar demanda para os anunciantes. Assim, quanto maior a demanda, mais o negócio pode cobrar pelo Take Rate.

Por fim, o termo “competição” se refere aos seus concorrentes no mercado. Nesse caso, o Take Rate é inversamente proporcional a esse fator. Ou seja, quanto mais competitivo o mercado, menor deve ser o Take Rate de um novo negócio no setor.

Não há um padrão para a cobrança do Take Rate, mas o mais comum é que essa taxa varie entre 5% e 25%, dependendo do segmento de negócio. 

Além do valor entregue para o cliente e a competitividade, outros fatores também podem influenciar na definição do Take Rate, como a quantidade transacionada por período e a frequência de transações realizadas.

Assim, plataformas que oferecem transações facilitadas e em grande quantidade podem cobrar um Take Rate maior. Da mesma forma, negócios que permitem a transferência de altos valores, mesmo que em uma frequência reduzida, também podem cobrar uma taxa maior dos clientes.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o Take Rate:

 

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