O que é "Endpoint"

Product ManagementProgramação

Definição do termo 

Endpoint (ou “ponto de extremidade”) é um componente de uma rede de segurança ou de uma aplicação/API, como um dispositivo (notebook e celular, por exemplo) conectado a essa rede. Pensando na API, o endpoint é a extremidade de conexão dessa API com o sistema do cliente, permitindo o compartilhamento de informações. 

Como usar o termo "Endpoint" na prática

Gestão de endpoints 

A gestão de endpoints é uma das boas práticas em Segurança da Informação para proteger os dados dos dispositivos compartilhados entre as redes. A ideia é garantir a autenticação e a privacidade das informações, mantendo os sistemas sempre atualizados, e fazer um gerenciamento eficiente de riscos em servidores e nuvens. 

Entre as vantagens da gestão de endpoints estão:

  • Diminuição de custos (sem a proteção, a empresa pode sofrer com falhas na segurança e ter prejuízos financeiros);
  • Otimização de processos;
  • Redução de riscos de vazamentos de dados;
  • Maior credibilidade.

Endpoint e Product Management 

Product Managers precisam entender o conceito de endpoint, principalmente, considerando o design de APIs. No produto, o endpoint corresponde a um pedaço de informação que tem algum objetivo dentro dele, como ativar uma determinada funcionalidade, por exemplo. Então, o endpoint faz parte da documentação do produto.

As APIs são parte importante da gestão de produtos, uma vez que permitem tornar a solução mais robusta e atender melhor às necessidades dos clientes. Nesse sentido, PMs devem participar do design e do gerenciamento de APIs, pensando em como estimular a adoção das funcionalidades entre os usuários e nos melhores modelos de integração. 

 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre endpoint:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉