O que é "Data Lake"

Definição e origem do termo

Data Lake (lago de dados, em tradução literal) é uma espécie de lugar que armazena todos os dados de uma empresa, provindos de diversas fontes diferentes — por isso, a ideia de um grande lago de informações. 

Os dados do Data Lake ainda não passaram por nenhum tipo de análise ou tratamento, são, portanto, informações brutas e centralizadas em um único lugar.

Como usar o termo "Data Lake" na prática

O Data Lake permite acessar facilmente qualquer informação que a empresa precisar. 

Além disso, outras vantagens desse aspecto é a possibilidade de centralizar um grande volume de dados, evitando que informações importantes se percam no meio do caminho. O Data Lake também é um modelo bastante flexível e rápido, reduzindo tempo para a equipe e custos para a empresa. 

Quando os dados estão armazenados no Data Lake, ainda não é possível definir quais são mais relevantes e quais não oferecem grandes insights. Por isso, é importante utilizar o Data Lake como um repositório de dados e não como um critério de análise ou de hierarquização de informações. 

Outro benefício do Data Lake é a vantagem competitiva, afinal, os dados podem trazer informações importantes sobre o mercado, o segmento do negócio e o público-alvo da empresa.

Embora o Data Lake economize tempo da equipe, já que estamos falando de dados brutos, sem tratamento, também é importante passar para uma próxima etapa e organizar essas informações, para ter insights relevantes e estratégicos para o negócio.

Para isso, é interessante contar com ferramentas específicas para o tratamento de dados, em conjunção com modelos de Big Data, que tem a capacidade de trabalhar com um grande volume de dados. 

A utilização de tags e a padronização de alguns processos também podem ajudar a organizar os conteúdos do Data Lake. Além disso, a equipe deve ter a habilidade de tratar os dados para que eles tragam valor para a empresa. 

Então o ideal é ter uma estratégia atrelada ao Data Lake, para extrair e analisar informações que realmente façam diferença para a empresa, para melhorar processos internos e otimizar os produtos e a experiência dos usuários.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Data Lake:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉