O que é "Throughput"

Métricas

O Throughput corresponde ao que uma empresa consegue entregar para o cliente em um determinado período de tempo. Isso vale tanto para produtos quanto para serviços. 

Essa métrica indica o rendimento do negócio durante o processo de produção e desenvolvimento. 

Como usar o termo "Throughput" na prática

O Throughput ajuda a melhorar a produtividade do time. Com essa métrica, é possível ter uma ideia de quanto a equipe consegue entregar, o que permite ajustar processos e agilizar entregas.

Mas é importante garantir a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes. Ou seja, a redução de tempo dos processos não pode afetar o valor da entrega. Pelo contrário, o objetivo é, inclusive, otimizar a produtividade do time para aumentar o valor entregue ao cliente, que recebe a demanda mais rapidamente. 

Empresas que adotam metodologias ágeis nos seus processos, podem medir o Throughput considerando o tempo de uma sprint, por exemplo. 

A taxa pode ser aplicada a todos os projetos desenvolvidos pelo time. A partir do histórico de tempo gasto, é possível ter mais previsibilidade para projetos futuros, o que vai refinando o conhecimento do time e dos gestores em relação a quanto pode ser produzido a cada sprint

Com isso, as empresas têm mais controle sobre os próprios processos e podem criar operações mais ágeis, com times mais produtivos.

A ideia, portanto, é que você meça o tempo das tarefas da sprint e tenha um registro desses números. Assim, sabendo, por exemplo, quanto tempo a equipe leva para concluir uma demanda do backlog, você consegue estabelecer uma estimativa de quantas tarefas é possível incluir em uma sprint.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Throughput:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉