O que é "Bundle"

Product GrowthVendas

Definição do termo 

Bundle (traduzido como pacote ou empacotar) corresponde a um agrupamento de produtos para incentivar a venda desses itens em ambientes digitais ou físicos. 

Em um bundle, você pode combinar produtos que, normalmente, são vendidos de maneira separada e vendê-los por um preço promocional ou vender em conjunto produtos que só podem ser comprados nesse formato. Também é possível combinar um item antigo com um lançamento para estimular a compra do novo produto.

Um dos objetivos do bundle é potencializar os lucros, incentivando cross sell, vendendo mais de um produto de uma única vez para um mesmo cliente.

Como usar o termo "Bundle" na prática

No caso dos produtos digitais, você pode vender um conjunto de cursos por um preço mais baixo em comparação com a soma dos valores individuais de cada um. Outra opção é vender um conjunto de e-books ou criar um bundle com um e-book e um curso, por exemplo. 

A estratégia de bundle é bastante eficiente para estimular o cross sell (ou vendas cruzadas) entre os seus clientes. A ideia é combinar produtos que se complementem e que potencializem a solução para os problemas dos usuários.

O bundle também pode incluir um brinde, com o objetivo de fidelizar e engajar os clientes. 

Além disso, o bundle pode ser utilizado para testar as melhores combinações de produtos, a partir de pesquisa com os usuários, análise de comportamento e testes A/B para validar hipóteses sobre as preferências dos clientes e entender qual combinação vai gerar mais valor para eles. 

Benefícios do Bundle

Além de gerar mais vendas, a estratégia de bundle ajuda na fidelização, por meio de brindes, cross sell e combinações úteis para os clientes. 

O bundle é um ótimo aliado da estratégia de preços e promoções do seu negócio, economizando recursos de marketing e distribuição, além de facilitar a experiência dos clientes. Afinal, a sua empresa já está sugerindo produtos que se complementam e, assim, os usuários não precisam ficar buscando esses itens  por conta própria. 

O bundle também ajuda a entender melhor o comportamento e o perfil de consumo dos seus clientes (como quais tipos de produto eles compram juntos e a frequência de compra). A partir dessas informações, é possível estruturar iniciativas mais eficazes de marketing e vendas para aumentar ainda mais a receita do negócio.

Bundle nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “6.3 – Upsell e Cross Sell”, do Curso de Product Growth da PM3. Nesse conteúdo, o instrutor Javier Parejo Dolagaray explica como esse conceito pode ser aplicado de forma a aumentar as vendas, mencionando cases e exemplos específicos para cada estratégia.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Bundle:

 

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