Bundle (traduzido como pacote ou empacotar) corresponde a um agrupamento de produtos para incentivar a venda desses itens em ambientes digitais ou físicos.
Em um bundle, você pode combinar produtos que, normalmente, são vendidos de maneira separada e vendê-los por um preço promocional ou vender em conjunto produtos que só podem ser comprados nesse formato. Também é possível combinar um item antigo com um lançamento para estimular a compra do novo produto.
Um dos objetivos do bundle é potencializar os lucros, incentivando cross sell, vendendo mais de um produto de uma única vez para um mesmo cliente.
No caso dos produtos digitais, você pode vender um conjunto de cursos por um preço mais baixo em comparação com a soma dos valores individuais de cada um. Outra opção é vender um conjunto de e-books ou criar um bundle com um e-book e um curso, por exemplo.
A estratégia de bundle é bastante eficiente para estimular o cross sell (ou vendas cruzadas) entre os seus clientes. A ideia é combinar produtos que se complementem e que potencializem a solução para os problemas dos usuários.
O bundle também pode incluir um brinde, com o objetivo de fidelizar e engajar os clientes.
Além disso, o bundle pode ser utilizado para testar as melhores combinações de produtos, a partir de pesquisa com os usuários, análise de comportamento e testes A/B para validar hipóteses sobre as preferências dos clientes e entender qual combinação vai gerar mais valor para eles.
Além de gerar mais vendas, a estratégia de bundle ajuda na fidelização, por meio de brindes, cross sell e combinações úteis para os clientes.
O bundle é um ótimo aliado da estratégia de preços e promoções do seu negócio, economizando recursos de marketing e distribuição, além de facilitar a experiência dos clientes. Afinal, a sua empresa já está sugerindo produtos que se complementam e, assim, os usuários não precisam ficar buscando esses itens por conta própria.
O bundle também ajuda a entender melhor o comportamento e o perfil de consumo dos seus clientes (como quais tipos de produto eles compram juntos e a frequência de compra). A partir dessas informações, é possível estruturar iniciativas mais eficazes de marketing e vendas para aumentar ainda mais a receita do negócio.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “6.3 – Upsell e Cross Sell”, do Curso de Product Growth da PM3. Nesse conteúdo, o instrutor Javier Parejo Dolagaray explica como esse conceito pode ser aplicado de forma a aumentar as vendas, mencionando cases e exemplos específicos para cada estratégia.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Bundle:
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