Hippo é a sigla para Highest Paid Person’s Opinion, algo como opinião da pessoa mais bem paga na empresa ou em uma reunião, aquela que tem a última palavra nas decisões e na definição de prioridades.
Pode acontecer que, pelo status dentro da empresa, a pessoa Hippo considere que sua opinião deva ter um peso maior nas decisões do negócio.
Normalmente, a Hippo é alguém do cargo de diretoria ou gerência, com ampla experiência de mercado e um grande conhecimento.
Ao mesmo tempo, esse poder dentro da empresa pode causar a falsa impressão (a Hippo) de saber tudo ou de que suas convicções estão sempre certas.
Em alguns momentos, esse tipo de postura pode comprometer os resultados do negócio, uma vez que, nesse caso, as decisões seriam baseadas apenas na intuição ou na autoconfiança elevada da Hippo. Mas como lidar com essa pessoa na organização? Veja a seguir!
Uma das formas de lidar com Hippos é apresentando dados concretos para embasar as decisões.
Por isso, é tão importante contar com métricas para acompanhar os processos na empresa. A partir das informações e resultados, você tem mais ferramentas para validar hipóteses, argumentar em reuniões e questionar decisões.
Com isso, você traz mais esclarecimento para o que deve ser feito e evita que as ações sejam tomadas com base em achismos, o que poderia prejudicar a empresa.
É claro que a intuição não deve ser sempre desprezada, mas o ideal é equilibrá-las com informações reais sobre o negócio, para aumentar as chances de melhores decisões.
Para se aprofundar no tema Hippo , não deixe de ver a aula “Preparando a sua pesquisa e alinhando os objetivos na empresa e no time”, do Curso de Product Discovery da PM3. Nesta aula, você vai aprender como gerenciar stakeholders e expectativas.
Para complementar, veja também a aula “Como gerenciar stakeholders”, com o instrutor Raphael Farinazzo, do Curso de Product Management e saiba como lidar com demandas não planejadas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Hippo:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete