O que é "Lagging Indicator"

MétricasProduct Growth

Definição e origem do termo

Lagging Indicator (algo como “indicador atrasado”) é um tipo de métrica que se relaciona com o passado, é difícil de acionar de forma direta e envolve os resultados do negócio em um determinado período

Normalmente, os Lagging Indicators correspondem aos KPIs (Key Performance Indicators) de uma empresa. 

Como usar o termo "Lagging Indicator" na prática

Os Lagging Indicators são eficientes para você avaliar e pensar em novas estratégias para obter melhores resultados. 

Assim, por exemplo, supondo que você tenha percebido que a sua taxa de Churn está muito alta. Isso é um indicador de que algo não vai bem no processo. 

A partir disso, é possível começar uma investigação para encontrar os gargalos responsáveis por esse alto índice de cancelamento. Com isso, você consegue criar estratégias melhores para atuar sobre esses gargalos e resolvê-los, buscando diminuir o Churn

Assim, os Lagging Indicators podem indicar falhas nos processos da empresa para evitar que você perca mais clientes, recursos e tempo. O problema é que demora para você saber que algo está ruim e também demora para ver o resultado após algumas melhorias.

Exemplos de Lagging Indicator

Alguns exemplos de Lagging Indicators são:

  • Receita: a receita mensal do seu negócio é um resultado obtido depois de um mês de trabalho da sua empresa, representando o montante em dinheiro das vendas feitas nesse período. Ou seja, a receita é um Lagging Indicator, justamente, porque indica um número alcançado depois de um período. Por isso, a ideia de um indicador “atrasado”, já que ele revela algo sobre as estratégias utilizadas naquele período, que já passou, em relação às vendas feitas. 
  • Quantidade de clientes: da mesma forma, a sua base de clientes mostra quantas novas aquisições e quantas retenções a sua empresa teve depois de um tempo, indicando se as estratégias funcionaram ou não.
  • NPS: o NPS mostra a satisfação dos usuários com o seu Produto, logo, esse é um resultado que representa a eficiência das suas ações passadas e o impacto que elas tiveram na percepção do cliente. 
  • Churn Rate: a taxa de Churn também é um Lagging Indicator, porque é uma consequência (ou um resultado) das suas estratégias de retenção em um determinado período. 

Lagging Indicator nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Métricas de Growth”, do Curso de Product Growth da PM3. 

lagging indicators

Nesta aula, o instrutor Willy Nakata, Senior Product Manager da Loadsmart, vai guiar você pelos principais indicadores que devem ser considerados em uma estratégia de Growth, como Lagging Indicators, Leading Indicators e Métricas Piratas. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Lagging Indicator:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉