O que é "Peer review"

Definição e origem do termo 

Peer review é o termo utilizado para caracterizar a revisão por pares. Pensando em software, essa estratégia é utilizada para analisar códigos no produto em busca de erros e para validar a qualidade do trabalho. Essa é uma prática muito usada em revistas acadêmicas, para validar a qualidade das publicações, mas também é um processo amplamente adotado em empresas de produtos digitais.

Como usar o termo "Peer review" na prática

O peer review consiste na revisão de um projeto, uma atividade ou solução por alguém que não esteja envolvido na iniciativa. Se a sua empresa conta com mais de um Product Manager, o ideal é estabelecer turnos de revisão nos quais cada PM fica responsável por revisar o trabalho de outro PM. 

Para aumentar a eficiência do processo, também é importante estabelecer alguns critérios que serão levados em conta durante a revisão e um padrão de qualidade que o projeto precisa atingir, para guiar a avaliação dos PMs e permitir o desenvolvimento da iniciativa. 

Os critérios irão variar de empresa para a empresa, mas a relevância para o mercado, a relevância para os usuários, a robustez da solução e a possibilidade de testar e validar o produto podem ser elementos relevantes para considerar no peer review.  

A metodologia do peer review também pode variar, mas é interessante criar um sistema de pontuação para os critérios, tornando o processo mais objetivo. 

Além disso, é fundamental que, durante a revisão, os PMs considerem as metas do projeto para avaliar se a iniciativa está no caminho certo

Com todas essas definições, é fundamental alinhar todas as pessoas envolvidas no peer review, para que elas saibam o que deve ser feito e como o processo deve ser conduzido. 

Benefícios do Peer review 

Considerando o universo de Produto, o peer review é uma excelente estratégia para garantir a qualidade de uma solução a partir do olhar de outras pessoas. 

Essa visão de fora pode trazer insights relevantes para otimizar o produto e garantir que a ferramenta esteja alinhada às metas da empresa e às necessidades dos usuários. Assim, o peer review aumenta a régua de qualidade para que o time consiga desenvolver soluções ainda melhores para os clientes.

Além disso, o processo de peer review ajuda a identificar gargalos e pontos de melhoria que quem está muito envolvido com o projeto, pode não perceber. 

O aumento da autonomia e do senso de responsabilidade é outro benefício dessa metodologia, o que contribui para o crescimento profissional de cada pessoa envolvida no processo. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Peer Review:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉