Engajamento é um termo bastante amplo, mas, quando trazemos o conceito para o universo de produto, ele significa o quanto os seus usuários engajam com a solução, ou seja, o quanto interagem ou utilizam o produto.
Embora essa métrica seja muito conhecida no universo das redes sociais, as empresas de SaaS, como Slack e Hubspot, também se beneficiam muito em medir o engajamento dos usuários.
O engajamento é um ótimo indicativo de quanto os seus usuários estão utilizando a sua solução ou se não estão usando.
A partir dos seus resultados de engajamento, você tem elementos para identificar possíveis gargalos no produto e promover modificações que melhorem a experiência dos usuários e o grau de envolvimento deles com a sua solução.
Além disso, o engajamento também está ligado à retenção de clientes. Não é uma regra, mas um baixo índice de engajamento pode indicar que alguns churns virão.
Sabendo com antecedência o nível de envolvimento dos usuários com a sua plataforma, é possível tentar reverter essa situação e aumentar a retenção.
Dentro do Framework H.E.A.R.T., o engajamento (Engagement) é representado pela letra “E”. Esse modelo foi criado pela Google Ventures em parceria com a Digital Telepathy e engloba um conjunto de métricas de UX. Entre elas, as métricas de engajamento.
Esse grupo procura avaliar o nível de envolvimento dos usuários com o produto e envolve métricas como as visitas semanais, a frequência de atividades dentro da plataforma e a quantidade de acessos por login.
Você pode definir diferentes periodicidades para medir o engajamento na solução e utilizar essa informação para fazer comparativos ou estabelecer metas para os períodos futuros.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Como reativar usuários”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Rômulo Gomes. Nesta aula, você vai ver que nem todo churn é igual, vai aprender a monitorar e identificar desengajamento, além de ter acesso a estratégias de prevenção e recuperação de churn.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da Engajamento:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete