Engajamento - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“Engajamento”

Definição e origem do termo

Engajamento é um termo bastante amplo, mas, quando trazemos o conceito para o universo de produto, ele significa o quanto os seus usuários engajam com a solução, ou seja, o quanto interagem ou utilizam o produto. 

Embora essa métrica seja muito conhecida no universo das redes sociais, as empresas de SaaS, como Slack e Hubspot,  também se beneficiam muito em medir o engajamento dos usuários.  

Como usar o temo “Engajamento” na prática

O engajamento é um ótimo indicativo de quanto os seus usuários estão utilizando a sua solução ou se não estão usando. 

A partir dos seus resultados de engajamento, você tem elementos para identificar possíveis gargalos no produto e promover modificações que melhorem a experiência dos usuários e o grau de envolvimento deles com a sua solução. 

Além disso, o engajamento também está ligado à retenção de clientes. Não é uma regra, mas um baixo índice de engajamento pode indicar que alguns churns virão. 

Sabendo com antecedência o nível de envolvimento dos usuários com a sua plataforma, é possível tentar reverter essa situação e aumentar a retenção.

 

Framework para Engajamento

Dentro do Framework H.E.A.R.T., o engajamento (Engagement) é representado pela letra “E”. Esse modelo foi criado pela Google Ventures em parceria com a Digital Telepathy e engloba um conjunto de métricas de UX. Entre elas, as métricas de engajamento. 

Esse grupo procura avaliar o nível de envolvimento dos usuários com o produto e envolve métricas como as visitas semanais, a frequência de atividades dentro da plataforma e a quantidade de acessos por login. 

Você pode definir diferentes periodicidades para medir o engajamento na solução e utilizar essa informação para fazer comparativos ou estabelecer metas para os períodos futuros. 

 

Engajamento nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Como reativar usuários”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Rômulo Gomes. Nesta aula, você vai ver que nem todo churn é igual, vai aprender a monitorar e identificar desengajamento, além de ter acesso a estratégias de prevenção e recuperação de churn. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da Engajamento:

 

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete