O que é "Capex e Opex"

Definição e origem do termo

Capex e Opex são termos que correspondem a dois diferentes tipos de investimentos feitos pelas empresas. 

Capex é a sigla para Capital Expenditure e diz respeito aos recursos investidos pelo negócio em maquinário, equipamentos, aquisições de frota e instalações. O Capex é considerado um investimento de longo prazo que a empresa faz, pago de uma única vez e com o objetivo de otimizar a produtividade do negócio. 

Já Opex é a sigla para Operational Expenditure e diz respeito aos custos de operação, como pagamentos de funcionários e fornecedores, seguros, manutenção e sistemas operacionais de cobrança recorrente. Nesse caso, os investimentos feitos são considerados de curto prazo e com cobranças, muitas vezes, mensais. 

Como o propósito e a composição do Capex e do Opex são diferentes, eles precisam ser considerados de forma distinta na hora de fazer o controle e o planejamento financeiro da empresa.

Como usar o termo "Capex e Opex" na prática

Capex e Opex: diferenças e vantagens

Capex e Opex são elementos importantes para a gestão financeira do negócio. Mas, considerados individualmente, cada um deles também traz benefícios para a empresa. 

No caso do Capex, algumas vantagens para a empresa que adota esse gerenciamento de custos são o aumento da rentabilidade e da previsibilidade do negócio e a possibilidade de um retorno financeiro maior a longo prazo. 

Ao mesmo tempo, é preciso gerenciar os custos a curto prazo, que podem ser elevados no Capex. A empresa também deve ficar atenta à burocracia para a aprovação de recursos com o Capex.

Já o Opex traz mais flexibilidade para as empresas, tanto em relação à aprovação de gastos, como às modificações do mercado. Mas é importante que esses investimentos sejam bem controlados para não elevar muito os custos no longo prazo. 

Para definir com precisão quais são os investimentos Capex e os investimentos Opex, é preciso considerar as particularidades da empresa e do projeto em questão. 

Só assim é possível ter um controle de gastos eficiente e que contribua ativamente para a otimização da produtividade e das operações do negócio. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Capex e Opex:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉