“Soft Skills” é o termo utilizado para caracterizar habilidades comportamentais, como escuta ativa. Normalmente, falamos de Soft Skills em conjunto com Hard Skills (habilidades técnicas, como formação acadêmica e domínio do pacote Office).
Quando pensamos nos profissionais de Produto, o ideal é que as pessoas busquem desenvolver esses dois tipos de habilidade para conseguir lidar com os desafios da área e crescer na carreira.
Hoje, nas entrevistas de emprego, os recrutadores costumam valorizar não apenas as Hard Skills, mas também as Soft Skills. Por isso, é importante incluí-las no seu currículo e falar sobre suas habilidades comportamentais na etapa de recrutamento na área de Produto.
As Soft Skills podem fazer a diferença para você conseguir uma vaga, por exemplo, já que elas impactam diretamente na sua performance no trabalho.
Como a área de Produto costuma ter uma comunicação intensa com outros times e stakeholders, é importante desenvolver suas Soft Skills, que ajudam também nesse sentido.
Soft Skills são muito importantes para enfrentar os desafios da área de Produto. Confira algumas delas para você desenvolver:
Não é porque essas habilidades não são técnicas que elas não podem ser aprimoradas. Inclusive, há diversos cursos no mercado focados no desenvolvimento de Soft Skills.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Habilidades de um Product Marketing Manager – Soft Skills e Hard Skills”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai entender melhor quais skills os profissionais de Produto precisam desenvolver para ter um desempenho melhor no trabalho.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre as Soft Skills:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, construiu o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete