“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver.
Elas podem ser aprendidas em cursos ou treinamentos e com a experiência profissional.
Se as Hard Skills já foram consideradas determinantes para a contratação de alguém nas empresas, hoje, os processos seletivos costumam considerar também as Soft Skills (habilidades comportamentais, como liderança, inteligência emocional e comunicação interpessoal).
Os recrutadores já entendem que os profissionais conseguem aprender algumas das habilidades técnicas exigidas para os cargos e, por isso, podem atribuir menos peso às Hard Skills durante o processo seletivo.
Para o recrutador, é interessante pensar em quais Hard Skills são importantes para as funções da vaga.
No caso do candidato, é importante apresentar suas Hard Skills no currículo, no portfólio e na entrevista, ou mostrar sua disponibilidade em aprendê-las.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos profissionais, uma ideia para as empresas é oferecer treinamentos e workshops gratuitos que foquem nessas habilidades ou ter uma cartela de benefícios que inclua cursos pagos também.
Para ser um profissional mais completo, o ideal é contar tanto com Soft como com Hard Skills, habilidades que se complementam.
As Hard Skills variam de segmento para segmento, mas alguns exemplos dessas habilidades são:
O grau de conhecimento ou habilidade vai depender da vaga, do nível de experiência e conhecimento requeridos para a função.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Habilidades de um Product Marketing Manager – Soft Skills e Hard Skills”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai saber mais sobre as diferentes habilidades que um PM deve ter.
Conteúdos sobre o tema
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de Hard Skills:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉