O que é "Hard Skills"

Definição e origem do termo 

“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver.

Elas podem ser aprendidas em cursos ou treinamentos e com a experiência profissional. 

Se as Hard Skills já foram consideradas determinantes para a contratação de alguém nas empresas, hoje, os processos seletivos costumam considerar também as Soft Skills (habilidades comportamentais, como liderança, inteligência emocional e comunicação interpessoal). 

Os recrutadores já entendem que os profissionais conseguem aprender algumas das habilidades técnicas exigidas para os cargos e, por isso, podem atribuir menos peso às Hard Skills durante o processo seletivo. 

Como usar o termo "Hard Skills" na prática

Para o recrutador, é interessante pensar em quais Hard Skills são importantes para as funções da vaga. 

No caso do candidato, é importante apresentar suas Hard Skills no currículo, no portfólio e na entrevista, ou mostrar sua disponibilidade em aprendê-las.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos profissionais, uma ideia para as empresas é oferecer treinamentos e workshops gratuitos que foquem nessas habilidades ou ter uma cartela de benefícios que inclua cursos pagos também. 

Para ser um profissional mais completo, o ideal é contar tanto com Soft como com Hard Skills, habilidades que se complementam.

 

Exemplos de Hard Skills

As Hard Skills variam de segmento para segmento, mas alguns exemplos dessas habilidades são:

 

  • Proficiência em Idiomas
  • Domínio do Pacote Office
  • Domínio de Adobe e Photoshop
  • Domínio de SEO
  • Conhecimento sobre determinada linguagem de programação
  • Experiência em alguma ferramenta de gestão (Pipedrive, RD, Hubspot)
  • Formação acadêmica e cursos de extensão

 

O grau de conhecimento ou habilidade vai depender da vaga, do nível de experiência e conhecimento requeridos para a função. 

 

Hard Skills nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Habilidades de um Product Marketing Manager – Soft Skills e Hard Skills”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai saber mais sobre as diferentes habilidades que um PM deve ter.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de Hard Skills:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉