Principais soft skills para Product Managers - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

Se você já é ou quer ser um(a) Product Manager precisa desenvolver algumas soft skills. Você sabe quais são elas?

Nesse post você vai ver com mais detalhes o que são soft skills, a importância dessas competências para Product Managers e quais você deveria desenvolver como PM. Boa leitura!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais, mas que podem ser desenvolvidas ou aprimoradas. Alguns exemplos são: liderança, comunicação e inteligência emocional. 

Elas se diferenciam das chamadas hard skills, ou habilidades técnicas, que se baseiam em critérios como a formação acadêmica do profissional e a experiência de trabalho. A experiência com ferramentas de gestão e o domínio do pacote Office ou de técnicas de SEO, por exemplo, são considerados hard skills. 

Para ser um profissional mais completo, o ideal é ter uma combinação de soft e hard skills. Afinal, pouco adianta ser um mestre do Excel se ninguém aguenta trabalhar com o profissional, por exemplo. 

No caso de Product Manager, as soft skills são fundamentais para o desempenho e a construção de carreira.

A importância das soft skills para Product Managers

Você já ouviu falar em lifelong learning? Esse conceito é baseado na ideia do aprendizado permanente ao longo da vida. 

No caso de PM, o(a) profissional precisa ser curioso e querer sempre adquirir mais conhecimento ou desenvolver novas habilidades, mas isso não se limita às competências técnicas.

Desenvolver as soft skills é importante para Product Manager se destacar em uma entrevista de emprego e também ao desempenhar suas funções na empresa.

Se você pensa em evoluir na carreira, é muito importante ir além das competências técnicas, afinal, esse cargo exige muita interação com outros times e profissionais. Nesse contexto, desenvolver as suas soft skills é fundamental.

Por mais que as hard skills pareçam ser mais objetivas de medir ou mais fáceis de aprender, é um mito achar que as soft skills não podem ser aprendidas, mesmo que você comece do zero. 

Pensando nisso, separamos algumas das habilidades comportamentais mais importantes na carreira de um(a) Product Manager. Confira!

Principais soft skills para ser Product Manager

Separamos 5 soft skills para você conhecer e desenvolver se quiser melhorar sua performance como Product Manager!

1- Comunicação efetiva

O Product Manager é um cargo de gestão e, portanto, a rotina desse profissional envolve a comunicação intensa com outras equipes e stakeholders.

Por isso, é necessário desenvolver a habilidade de comunicação efetiva, tanto escrita, como falada. Afinal, o PM precisa ser claro naquilo que quer que seja feito. E a clareza é um dos elementos da comunicação efetiva. 

A falta de objetividade nas explicações pode gerar ruídos no entendimento dos outros e interpretações erradas sobre as informações passadas. 

Além disso, em seu dia a dia, o PM aborda assuntos como orçamento e detalhes sobre o posicionamento do produto no mercado. Por isso, ao lado da comunicação efetiva, vem também a persuasão, a capacidade de convencer outras pessoas a respeito do seu ponto de vista. 

Para melhorar essa soft skill, você pode, primeiro, pedir a opinião dos seus colegas de trabalho ou de pessoas do seu convívio sobre a sua capacidade de comunicação. Anote o feedback e avalie o que você deve desenvolver. 

2 – Escuta

Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. A escuta é uma habilidade muito importante no dia a dia do Product Manager. 

Essa soft skill é utilizada para entender verdadeiramente o cliente e compreender com mais profundidade os problemas e urgências que eles têm. Ouvir pela metade pode levar você a erros,  a agir pelo impulso ou a ter uma visão incompleta sobre a situação.  

Além disso, ao ouvir os outros, você faz com que eles se sintam valorizados e levem mais em consideração aquilo que você disser, quando isso acontecer. 

Para desenvolver a escuta ativa, seja curioso por aquilo que dizem e faça perguntas que estimulem os outros a falarem e a fornecerem as informações necessárias para o seu objetivo.

3 – Liderança e Influência

Products Managers também são líderes e, por isso, a habilidade de liderança deve ser desenvolvida por quem quer construir uma carreira nessa frente. Essa soft skill envolve iniciativa e capacidade de motivar o time

Além disso, PMs lidam com responsabilidades como a gestão de prazos para cumprir os compromissos com os clientes ou stakeholders e realização das diretrizes para desenvolvimento e o lançamento do produto.

Como falamos, Product Managers também se comunicam com diversos times (como produto, desenvolvimento, marketing e vendas) e precisa ter a habilidade de liderar diferentes tipos de profissionais, respeitando a personalidade dos membros dos times e estimulando as potencialidades de cada um. 

A soft skill de liderança engloba, portanto, a capacidade de influência, de organização e engajamento do time e integração entre os elementos da equipe, além do estabelecimento e cumprimento de metas

4 – Empatia

A soft skill de empatia está relacionada à de escuta. A empatia corresponde à capacidade de se colocar no lugar dos outros. Trata-se de uma competência a ser utilizada em contextos mais específicos, como uma reunião com usuários ou uma negociação com stakeholders, e cenários mais abrangentes, como o dia a dia na empresa.

Assim, o princípio da empatia se aplica tanto em relação aos clientes, como aos outros membros do time. Product Managers capazes de desenvolver a soft skill da empatia aumentam sua credibilidade na empresa e fortalecem suas conexões com os outros profissionais, que passam a confiar mais no(a) PM e tê-lo como uma figura de referência

5 – Pensamento analítico 

O pensamento analítico é fundamental para o cargo de Product Manager, que envolve a constante análise de dados para iluminar caminhos. 

No universo de produto, contar com informações precisas sobre os usuários e o mercado é peça-chave para tomar as decisões certas rapidamente, estabelecer metas e desenvolver planos de ação. 

Com o pensamento analítico, o(a) PM aumenta sua capacidade de avaliar soluções e promover insights para entregar mais valor aos clientes. 

Ao lado do pensamento analítico, destacam-se também o pensamento crítico e o estratégico, que contribuem muito para a performance de Product Manager. 

Uma forma de melhorar sua visão analítica é anotar os aprendizados de projetos anteriores, olhar para o histórico de resultados, buscar gargalos e entender o que funcionou. A ideia aqui é aprender com o passado para pensar nas melhores soluções para o presente e o futuro. 

E, então, qual soft skill você pretende desenvolver agora?

Mais conteúdos que você pode se interessar: