Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
12 de março de 2021

Dicas para montar um currículo de Product Manager

Esse material pode te ajudar a conquistar aquela entrevista tão esperada! É uma tradução livre de um texto da Product School, que dá dicas valiosas para turbinar seu currículo e fazer ele se destacar nessa fase inicial de um processo seletivo para product manager (leia aqui o original).

Boa leitura!

Seu currículo é o primeiro ponto de contato com um potencial empregador, e em um processo seletivo de product manager em empresas renomadas são analisados centenas de currículos. É importante que você consiga, em poucas linhas, mostrar que possui as habilidades necessárias para este papel.

Como você pode montar um currículo poderoso e garantir uma entrevista, evidenciando suas habilidades como product manager e não somente suas experiências?

Dicas para montar um currículo de gerente de produto

Otimização de pesquisa

De acordo com recrutadores e lideranças em product managment, você tem apenas alguns segundos para prender a atenção do recrutador. Pense nele como os indexadores do Google em busca de relevância em seu currículo.

Portanto, é importante que você descubra quais palavras-chaves os recrutadores procuram em um currículo de PM. Assim você pode otimizar seu conteúdo utilizando termos que facilitem a busca, como por exemplo “data driven” e “colaboração”.

Descreva como sua experiência corresponde aos requisitos da vaga. Por exemplo, se a oportunidade requer que o profissional “apoie a equipe de design de produto conduzindo pesquisas de usuário”, sua experiência deve conter informações destacadas indicando que você “trabalhou com a equipe de design de produto conduzindo pesquisas de usuário”.

Isso significa que você terá que adaptar seu currículo para cada vaga a que se candidatar, mas vale a pena!

Mostre que você é data driven

Uma das habilidades mais esperadas de um Product Manager é que esteja constantemente tomando decisões com base em dados. Você pode mostrar sua capacidade analítica utilizando dados para demonstrar o resultado de suas entregas passadas. Além disso, isto ajudará o leitor a compreender o impacto de suas realizações em projetos passados.

Por exemplo, não coloque apenas que você trabalhou em uma nova feature para um produto existente. Inclua informações que mostrem o quanto essa feature desempenhou em relação às suas estimativas iniciais. Isso mostrará que você definiu seus objetivos baseando-se em dados, e o quanto conseguiu realizar do planejado.

Os números são fáceis de ler e compreender para os recrutadores e serão um verdadeiro impulso para o seu currículo de gestão de produtos.

Seja Lean

Em gestão de produtos tudo o que não gera valor mensurável é considerado desperdício, inclusive currículos! Evite usar termos difíceis só para impressionar, os recrutadores acabam percebendo e seu currículo poderá ser descartado se houver dúvidas sobre suas capacidades.

A estrutura do currículo também é extremamente importante. Se ela for confusa e bagunçada, pode dar a entender que você não tem cuidado com o seu trabalho. Uma grande habilidade de um bom PM é ser capaz de resumir em poucas palavras o que outras pessoas precisam de parágrafos para dizer. Seja o mais sucinto possível. O ideal é que não ultrapasse duas páginas, e se tiver apenas uma, é ainda melhor.

Use o network

Se até mesmo clientes depositam maior confiança em um produto ou serviço quando um conhecido faz uma recomendação, imagine na disputa por uma oportunidade de trabalho. 

Ao enviar o seu currículo para uma vaga de PM através de um conhecido, você estará aumentando as chances de chamar atenção, o recrutador associará você ao colaborador que fez a recomendação e isso torna tudo mais fácil.

Por isso o network é tão importante. Você nunca terá acesso às pessoas que possuem abertura e confiança dentro da empresa dos seus sonhos se você não expandir essa rede de relacionamentos tão poderosa.

Psiu! Nós da PM3 podemos te ajudar a fazer um belo networking. Sabia que ao se matricular em um de nossos cursos você ganha acesso a uma comunidade exclusiva onde todos os alunos e instrutores interagem constantemente? Conheça mais sobre a nossa comunidade clicando aqui.

Modelos de currículo

Pode ser difícil saber por onde começar! Por isso, clicando aqui você pode baixar um modelo de currículo de Gerente de Produto para lhe dar uma mãozinha. Também recomendamos o uso de uma ferramenta que ajuda a construir currículos, o flowcv.io.

Ao reutilizar exemplos e modelos, é importante personalizá-los o máximo possível. Se você encontrou um modelo, é provável que outros PMs também o tenham encontrado, e alguns deles podem estar se candidatando para a mesma vaga que você. Portanto, você precisa buscar o seu diferencial.

Por ser o currículo, um artefato que recebe tão pouca atenção dos recrutadores, parece ser um desperdício investir tanto tempo no desenvolvimento de um. Mas pense no recrutador como sendo seu cliente, e você oferecendo a melhor experiência possível a ele. Todos ganham: ele encontra rapidamente o perfil que precisa e você consegue a tão esperada entrevista.

Não deixe de se preparar para o próximo passo do processo seletivo: a entrevista! A PM3 criou um e-book com 20 perguntas e respostas em entrevistas para Product Manager que te ajuda a se preparar para responder as perguntas mais decisivas e mostrar o seu potencial!


Quer saber mais sobre a gestão de produtos digitais?

Se quer entrar na área de produto e se tornar um Product Manager preparado(a) para enfrentar o mercado, baixe a ementa do curso referência em produto no país e aprenda com 17 instrutores de empresas como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras grandes tech companies brasileiras. 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor:

Autoria de:

PROMO JUNHO CPG + Camiseta

campanha promocao junho camiseta curso de product growth pm3 growth hacking product

PM3 Lives 27

pm3 lives gabriel werlich coaching product managers involves

Newsletter Mensal

E-book Entrevistas PM

Você também pode gostar de ler

Conheça as mentorias em grupo da PM3

Aqui na PM3 estamos em constante evolução. Fazemos questão de proporcionar não apenas novidades para o mercado brasileiro de Product Management, como também otimizar cada