Radar de Inovação - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“Radar de Inovação”

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Definição do termo

O Radar de Inovação é uma ferramenta muito útil para as empresas desenvolverem suas estratégias de inovação e se destacarem no mercado, principalmente quando pensamos em produtos digitais. 

Mohanbir Sawhney, Robert C. Wolcott e Inigo Arroniz desenvolveram um framework do Radar de Inovação baseado em 12 dimensões e 4 eixos centrais, publicando suas conclusões no artigo “The 12 Different Ways for Companies to Innovate” (2006). 

Como usar o temo “Radar de Inovação” na prática

O Radar de Inovação, tal como proposto no artigo de 2006, conta com 4 eixos principais

  1. Oferta (expansão da cartela de produtos ou serviços da empresa);
  2. Clientes (aprofundamento das necessidades, conhecimento dos usuários e identificação de novas oportunidades de atuação);
  3. Processos (como alcançar os novos objetivos e otimizar as operações da empresa);
  4. Pontos de Presença (onde estar; canais de contato e de distribuição).

E 12 dimensões no total (cada uma delas abre diferentes possibilidades de inovação para a empresa analisar). Além das 4 já apresentadas, o radar conta com estas 8:

  1. Rede (engloba as tecnologias e meios de comunicação);
  2. Marca (possibilidade de expansão ou reinvenção);
  3. Plataforma (novos métodos e tecnologias para melhorar produtos ou criar novas soluções);
  4. Solução (inclui atender novas necessidades dos usuários de maneira personalizada);
  5. Experiência do cliente (otimizar a jornada dos clientes e buscar novas formas de encantá-los);
  6. Valor (redefinição das formas de pagamento ou receita);
  7. Organização (mudanças de foco, funcionamento e escopo do negócio);
  8. Cadeia de fornecimento (busca por novas formas de fornecimento, terceirização de serviços e relacionamento com fornecedores).

Os eixos e dimensões se organizam conforme o modelo a seguir:

Radar de Inovação

A ideia aqui é marcar o nível atual de cada uma dessas dimensões (de 0 a 5, ou de 1 a 7, por exemplo) na empresa com o objetivo de encontrar gargalos e  oportunidades de melhoria.

Benefícios do Radar de Inovação 

O Radar de Inovação ajuda as empresas na missão de encontrar oportunidades de inovar, considerando as operações, pessoas e tecnologias que compõem o dia a dia do negócio. Assim, esse modelo contribui para organizar o processo de inovação dentro da empresa e pode trazer benefícios como:

  • Vantagem competitiva;
  • Expansão de receita;
  • Mudança no posicionamento ;
  • Alinhamento com tendências do mercado ;
  • Entrega de valor para os clientes;
  • Aumento do valor da empresa no mercado e de sua credibilidade;
  • Fortalecimento do relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Otimização de processos e aumento da produtividade da equipe pela adoção de tecnologias inovadoras e alinhadas ao propósito e aos objetivos do negócio;
  • Benchmark para entendimento dos concorrentes e do setor.

O modelo funciona como um guia para identificar as oportunidades de inovação, mas é importante que as lideranças avaliem o que deve ser priorizado para tomar as melhores decisões em relação ao processo de inovação no negócio. 

Além disso, o Radar de Inovação também ajuda a entender o nível atual de inovação nas empresas, permitindo que elas avaliem o que precisa melhorar.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o Radar de Inovação:

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