Company Statement - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“Company Statement”

  • Negócios

Definição do termo 

Company Statement (ou Declaração da Empresa, também conhecida como Declaração de Missão) é um documento com o propósito da empresa, para nortear as estratégias, decisões, objetivos e ações de toda a organização.

O Company Statement explicita a razão de ser da empresa, as principais metas do negócio, quem são os seus clientes e o que você proporciona a eles, servindo como um guia para todas as pessoas que trabalham na organização. Essas coordenadas devem ser definidas logo no início da empresa, mas podem sofrer alteração ao longo do tempo, com o crescimento das operações ou a mudança de direcionamento do negócio. 

Como usar o temo “Company Statement” na prática

Um Company Statement pressupõe entender muito bem as metas do negócio e o que a organização faz de melhor, o que traz diversos benefícios para as empresas de produto que adotam essa ferramenta. Alguns deles são:

  • Planejar as estratégias futuras, pensando na missão e nas metas da organização;
  • Direcionar ações internas de gestão de pessoas com base no propósito da empresa;
  • Focar os esforços naquilo que importa e que faz sentido para a organização, economizando tempo e investimentos em atividades secundárias;
  • Organizar e clarear o pensamento para tomadas de decisão em momentos difíceis;
  • Aumentar o senso de propósito e pertencimento das pessoas que trabalham na empresa;
  • Comunicar a cultura da organização para o público e para quem trabalha no negócio, o que pode atrair e manter talentos alinhados com esse propósito;
  • Comunicar os valores do negócio para os clientes, que podem se identificar com esses princípios e se conectar com a empresa.

Como definir um Company Statement?

Para criar um Company Statement do zero, é importante ter clareza sobre:

  • A estrutura e os objetivos da empresa e as estratégias para alcançá-los;
  • O seu papel para os clientes, para as pessoas que trabalham na organização e para o mercado;
  • Qual a transformação promovida pelos seus serviços e produtos.

É interessante criar uma narrativa para que o seu Company Statement seja claro, atrativo e envolvente para quem irá acessá-lo. A sua mensagem nesse momento deve transmitir os motivos pelos quais o cliente pode confiar na empresa e os benefícios de consumir seus produtos ou serviços. 

Além disso, o Company Statement pode trazer não apenas os objetivos do negócio, mas as ações que serão e que estão sendo feitas para atingir essas metas. 

A mensagem principal do seu Company Statement pode aparecer em diversos contextos, como na sua home, na página sobre a empresa, em outros pontos do seu site, nas redes sociais ou nas comunicações enviadas para os clientes internos e externos. 

Um Company Statement sucinto, mas que passa a mensagem, é o da Google e pode ser encontrado no site da empresa:

“Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

Se você quer conferir mais um exemplo de Company Statement para empresas de produto, dá uma olha neste texto sobre missão no site da Asana.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Company Statement:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

 

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete