O Value Proposition Canva (VPC), ou Canvas de Proposta de Valor em português, é um framework que permite entender qual valor o seu produto ou negócio oferece para os clientes e otimizar o seu market-fit.
O VPC foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, criador do Business Model Canva (BMC), como um complemento do BMC. Osterwalder percebeu que as empresas ainda encontravam dificuldade para alinhar a proposta de valor da marca aos desejos e problemas do cliente. Por isso, decidiu criar o VPC.
O Value Proposition Canva é importante para ter clareza sobre as dores dos seus clientes e as principais dificuldades do seu negócio. Além disso, ele permite ter uma visão ampla da relação entre os problemas dos usuários e as soluções entregues pelo seu produto.
Esse framework é uma forma de garantir que aquilo que você vende está alinhado às necessidades do cliente e refinar o seu posicionamento no mercado ou as funcionalidades do seu produto.
O Value Proposition Canva é composto por um framework da proposta de valor (Value Proposition) e por outro framework do perfil do cliente (Customer Profile).
No quadro da Value Proposition, você deve colocar os seguintes elementos:
Já na parte de Customer Profile, estas informações precisam aparecer:
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Introdução a Product Growth”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Bruno Coutinho. Nesta aula, você vai conhecer alguns frameworks de Produto, inclusive, o Value Proposition Canvas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o VPC:
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