BoF - Bottom of the Funnel - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“BoF – Bottom of the Funnel”

  • Product Growth
  • Product Marketing

Definição e origem do termo

BOF (Bottom of the funnel) é o termo utilizado para indicar o fundo do funil de marketing e vendas. Ele representa a última etapa pela qual o cliente passa antes de fechar a compra e, por isso, conta com um número menor de pessoas nessa fase, em comparação com o topo do funil. 

O funil é representado por uma pirâmide invertida. Assim, o BOF compõem uma das fases do funil. A primeira etapa é  o TOF (Top of the funnel ou topo do funil) e a fase intermediária é o MOF (Middle of the funnel ou meio do funil).

Como usar o temo “BoF – Bottom of the Funnel” na prática

O BOF é utilizado para impulsionar a decisão de compra do cliente. Esse é o momento de produzir conteúdos que falem sobre a sua marca e o seu produto. 

Além disso, os materiais de BOF podem ajudar os times de vendas e atendimento a responderem as últimas dúvidas dos clientes antes da compra. 

Se o consumidor quer saber mais sobre as funcionalidades do produto, por exemplo, os vendedores podem enviar um PDF com todas as informações, facilitando o processo de compra. 

Os materiais de BOF são direcionados a um público que já possui consciência sobre o problema que tem e as possíveis soluções para ele. Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser produzidos para a etapa de fundo de funil. Confira alguns deles:

  • cases de sucesso com os seus clientes que mostrem qual foi a transformação promovida pelo produto/serviço, trazendo números e os resultados reais alcançados

 

  • whitepapers ou e-Books com conteúdos aprofundados que tragam comparativos com competidores ou falem sobre a sua empresa e sobre o processo de implementação do produto

 

  • newsletters, e-mails e PDFs com atualizações e funcionalidades do seu produto 

 

  • posts de blog e releases que tragam casos de uso ou falem sobre a sua empresa e o seu produto de forma mais aprofundada

 

  • avaliações gratuitas ou demonstrações para o potencial cliente entrar em contato com o seu produto e tomar uma decisão com mais informações sobre a ferramenta.

 

BoF nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema BOF, não deixe de ver a aula  “Narrative Design (Storytelling)”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai aprender a contar histórias com os seus conteúdos e engajar os clientes nos seus materiais de BOF.  

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre BOF:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete