O que é "Kick off"

Definição do termo

Kick off é um termo utilizado pelas empresas para designar uma reunião de alinhamento com todas as pessoas que trabalham na organização. Em português, kick off significa “começo” ou “dar um pontapé inicial”

Assim, essa reunião funciona como um marco ou um pontapé para começar um novo período de trabalho na organização, motivando e estimulando as equipes rumo às metas estabelecidas. Essa reunião pode ser anual, semestral, trimestral ou mensal, dependendo da necessidade do negócio.

Como usar o termo "Kick off" na prática

A reunião de kick off, especialmente em empresas que desenvolvem produtos digitais, é importante para orientar as estratégias e manter todas as pessoas alinhadas em um mesmo objetivo, sabendo exatamente o que deve ser feito. 

O objetivo é que essas reuniões contribuam para oferecer melhores experiências e soluções para os usuários, além de elas serem um momento importante de integração dos times internos. Assim, o kick off também é uma ferramenta estratégica para as empresas. 

Além disso, como o kick off reúne as pessoas envolvidas em um determinado projeto, isso evita o retrabalho e os erros, já que todos estão na mesma página e partem do mesmo ponto para desenvolver o projeto.

Gestores e CEOs também podem usar o espaço da reunião para reconhecer o trabalho feito até esse momento pelas equipes. Essa é uma boa forma de motivar as pessoas e mantê-las engajadas. 

Como fazer um kick off eficiente?

Um kick off eficiente é aquele que consegue passar a mensagem para o time a respeito do que precisa ser feito, engajando as pessoas no trabalho. Para isso, é importante que as empresas apresentem os objetivos do projeto ou do período, as pessoas envolvidas e suas responsabilidades, os resultados esperados e os benefícios gerados ao alcançar as metas. 

É importante avisar o time sobre essa reunião com antecedência para que as pessoas possam se preparar e levantar questões mais pertinentes durante a reunião e fazer suas contribuições com maior embasamento.

Normalmente, o kick off é organizado pelas pessoas com cargos de gerência ou por quem é CEO da empresa, dependendo do objetivo da reunião. Os responsáveis devem organizar as informações apresentadas para que elas fiquem claras para os times, evitando repetições que podem confundir as pessoas e tirar o foco do que realmente importa.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre kick off:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉