Follow-up é um termo muito utilizado no universo de Vendas para caracterizar o acompanhamento que o time faz no momento de prospecção de clientes com o objetivo de fechar contratos.
Essa estratégia consiste em entrar em contato com o cliente em um intervalo de tempo determinado para tirar as dúvidas, mostrar disponibilidade e manter o contato com o prospect para garantir a venda no final do processo.
Apesar disso, a expressão é também muitas vezes utilizada para outras situações que não envolvem vendas, como por exemplo: “Vou fazer follow-up com João para saber se ele resolveu o problema dos dados”.
O follow-up é importante para aumentar as chances de fechar um contrato e melhorar as taxas de conversão, além de fortalecer o relacionamento com o cliente.
Imagine as seguintes situações:
O que você acha que tem mais chances de resultar em uma conversão? O follow-up pode estimular o cliente a fechar o contrato com a sua empresa, mesmo que, inicialmente, esse prospect não tivesse tanto interesse no seu produto ou serviço.
A ideia do follow-up é esclarecer todas as dúvidas do prospect e mostrar cada vez mais como a sua empresa pode ajudar os clientes a resolverem os problemas que eles enfrentam.
Cada empresa vai ter os seus próprios critérios para fazer follow-up, mas algumas diretrizes podem ajudar você a estabelecer essas coordenadas:
Mas tão importante quanto fazer o follow-up é não sufocar o cliente com uma série de ligações, e-mails ou mensagens, porque, além desse tipo de comportamento ter o efeito inverso e afastar o cliente, também é bastante inconveniente.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Follow-up:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete