Value Proposition - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“Value Proposition”

  • Product Management
  • Product Marketing

Definição e origem do termo

Value Proposition é o termo em inglês para Proposta de Valor. Ela corresponde a promessa de transformação feita pela empresa para os seus clientes. 

Ou seja, como o nome sugere, a Value Proposition indica qual será o valor agregado ao consumidor se ele adquirir o produto daquela empresa. 

De forma mais ampla, a Proposta de Valor é um componente muito importante da estratégia de Marketing de uma empresa e está intimamente ligado ao posicionamento do negócio e dos produtos no mercado. 

A Value Proposition é um dos elementos que compõem o Business Model Canvas, modelo criado pelo empreendedor e pesquisador Alexander Osterwalder, no ano 2000.

Como usar o temo “Value Proposition” na prática

A Value Proposition é uma peça importante para destacar o seu produto no mercado, atrair os clientes certos, além de ajudar a precificar corretamente aquilo que você vende. 

Definindo a sua Proposta de Valor, é possível ajustar melhor a sua comunicação com o público, criar anúncios, e-mails e outros conteúdos de divulgação do seu negócio que realmente atraiam mais clientes.

 

Framework para Value Proposition

Para criar uma Value Proposition poderosa para o seu negócio ou o seu produto, considere as seguintes questões:

 

  • Qual a principal dor dos clientes que a sua empresa resolve?
  • Qual a transformação que o seu produto gera nos clientes?
  • Qual o diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes?
  • Qual o ponto forte do seu produto?

 

A partir disso, construa a sua Value Proposition pensando em um modelo parecido com este:

Nosso [produto/serviço] ajuda [o segmento] a [objetivo], por meio da [verbo + dor do cliente] e [verbo + benefício].

Por exemplo: “Nosso software ajuda agências de marketing a aumentarem o seu faturamento em 30%, diminuindo custos de operação e melhorando a comunicação entre o time.”  

A Proposta de Valor pode aparecer, por exemplo, na headline do seu site. Ela deve chamar a atenção dos usuários e dizer qual a principal transformação promovida pelo seu produto. 

Com isso, os clientes já têm uma primeira impressão a respeito do que podem esperar da sua empresa, o que pode mantê-los interessados em conhecer o seu produto. 

Mas a Value Proposition vai além de uma frase, ela é a essência do seu produto, englobando o diferencial e o posicionamento dele no mercado.

 

Value Proposition nos cursos da PM3 

Para se aprofundar em Value Proposition, não deixe de ver a aula “Introdução a Product Marketing”, do Curso de Product Growth da PM3, com a instrutora Cassiane Vilvert. Nesta aula, você vai saber mais sobre posicionamento e mensagem para criar uma Proposta de Valor poderosa. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da Value Proposition:

 

 

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