O que é "Buy-in"

Product Management

Definição e origem do termo 

Buy-in é um termo utilizado para definir a adesão a uma ideia. Normalmente, o conceito se refere à situação em que o líder precisa conquistar o “Buy-in dos stakeholders” em relação a um projeto ou a uma meta, por exemplo. 

Mas o Buy-in pode ser um verdadeiro desafio de conquistar e, por isso, é preciso deixar muito claro para os stakeholders qual é o objetivo da proposta. Afinal, a adesão a uma ideia precisa do engajamento dos envolvidos para ser levada adiante e trazer os resultados desejados. Caso contrário, se não houver esse engajamento, o projeto pode não sair da ideia.

Como usar o termo "Buy-in" na prática

O suporte dos stakeholders é fundamental para a eficiência do projeto, afinal, uma vez que eles entendem a finalidade da ideia proposta e ela é aceita, aumentam as chances de engajamento do time e o entusiasmo com o projeto. 

Tudo isso contribui para que a ideia seja desenvolvida de forma eficiente e colaborativa. Por isso, o Buy-in deve ser um dos focos da liderança para engajar o time e desenvolver projetos na empresa.

Na hora de defender as ideias, os líderes devem garantir que fique claro para os stakeholders o porquê do projeto. Então, não suponha que o propósito da sua ideia é óbvio para as outras pessoas, porque, provavelmente, ele não é e você precisa alinhá-lo com a equipe.  

 

Dicas para conquistar Buy-in

Confira algumas dicas para engajar o time nas suas ideias e conquistar o Buy-in:

  • Tente engajar os stakeholders desde o início na ideia. Não siga em frente com o projeto sem adesão de todas as partes envolvidas;
  • Explique quais os riscos e os benefícios do projeto para cada time e para a empresa;
  • Proponha um plano de ação para alcançar os objetivos propostos, mesmo que esse planejamento mude depois;
  • Peça a contribuição dos stakeholders para desenvolver a ideia;
  • Fale a língua dos stakeholders e se mostre disponível para esclarecer as dúvidas em relação ao projeto proposto;
  • Ouça o que as pessoas têm a dizer sobre a sua ideia e mostre abertura para receber sugestões de modificação;
  • Construa uma narrativa poderosa e interessante para defender seu ponto de vista;
  • Não tenha medo de discordarem de você; o debate pode servir para aperfeiçoar a ideia e mesmo descartá-la, se não fizer sentido para esse momento. Ter contato com outros pontos de vista pode transformar a forma como você olha para aquela primeira ideia e possa evoluí-la.

 

Buy-in nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Storytelling estratégico para conseguir buy-in nas empresas”, do Curso de Product  Growth da PM3, com o instrutor Raphael Farinazzo. Nesta aula, você vai aprender a criar uma narrativa atrativa para expor suas ideias aos stakeholders e conquistar o buy-in.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o Buy-in: 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉