O que é "GMV – Gross Merchandise Volume"

MétricasProduct Growth

Gross Merchandise Volume (GMV ou volume bruto de mercadoria) é um termo amplamente aplicado a e-commerces e marketplaces, podendo ser uma North Star Metric das empresas.

Essa métrica permite mensurar o valor receita gerada em vendas feitas em determinado período.

Como usar o termo "GMV – Gross Merchandise Volume" na prática

Como o GMV pode ser uma North Star Metric, esse indicador é usado como uma alavanca de crescimento do negócio, a partir do aumento de vendas ou dos preços de cada produto.

As vantagens dessa métrica é que ela é mensurável e acionável, permitindo identificar facilmente a receita da empresa, os resultados de vendas e o desempenho dos vendedores.

Assim, o GMV é um importante guia para a definição de estratégias e as tomadas de decisão no negócio.

Como calcular o GMV

Para calcular o GMV, basta multiplicar a quantidade vendida de um produto em um determinado período de tempo pelo ticket médio ou o preço da venda:

GMV = Quantidade vendida (unidade) x Ticket médio (preço) 

Framework para GMV

Para uma análise mais completa das vendas e da receita, o ideal é associar a GMV (mesmo quando ela é a North Star Metric) a outras métricas, como CAC e Churn.

Esse indicador pode tanto mostrar o total das vendas feitas no marketplace, como ser aplicado para descobrir o total de vendas de um único vendedor, por exemplo. 

Então, o GMV é uma métrica financeira importante para incluir no seu planejamento. Afinal, ela permite fazer um acompanhamento da sua receita ao longo do tempo e identificar gargalos, ajudando o seu time a agir com mais rapidez para resolver os problemas.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de GMV: 

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